O que é a tendência progressista libertadora?

Pergunta de Alexandre Matias de Lopes em 27-05-2022
(11 votos)

As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

O que é a tendência libertadora?

A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. Os conteúdos estão sempre a disposição dos alunos para que obtenham conhecimentos de um todo, das matérias em si, sendo assim eles descobrem as respostas de suas necessidades.


Qual o papel da escola na tendência progressista libertadora?

A escola progressista libertária defende a ideia de que o professor apenas orienta os alunos, sem impor ideias. Nessa escola defende-se a ideia de que ao formarem uma consciência política nos alunos isso resultara uma conquista social.

Quem defende a tendência progressista libertadora?

Uma das Tendências Progressistas, conhecida também como tendência crítica da educação, é a Tendência Progressista Libertadora, proposta por Paulo Freire que orienta práticas não-formais de educação.

Qual a pedagogia de luckesi?

Segundo LUCKESI, a Pedagogia Liberal visava defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabelecendo uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, ou seja, sociedade de classes.

TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE - Vídeo 6 de 8


32 curiosidades que você vai gostar

Qual a tendência pedagógica defendida por Paulo Freire?

As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

O que é uma educação libertadora?

A educação libertadora ou problematizadora estimula o aluno a participar ativamente na hora de aprender e principalmente a questionar a realidade. Na prática, o professor promove diálogo, debate e aproxima o mundo teórico do dia a dia dos alunos. É a chamada "educação ativa".

Qual o papel da escola na pedagogia tradicional?

Elaborada no século XIX, é uma tendência liberal que considera o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento. Basicamente, no modelo que mais vemos em que eles falam enquanto os estudantes recebem os conteúdos com uma participação ou outra quanto tem dúvidas.

Como é a relação Professor-aluno na pedagogia libertadora?

A relação professor-aluno é ressignificada, ou seja, "quando se fala na educação em geral, diz-se que ela é uma atividade pela qual, professores e alunos, mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, ...



Outras questões

Quais são os 6 tipos principais de empreendedorismo?

Qual cantor de funk mais rico do Brasil?

O que estimula o crescimento das raízes?

Qual é a finalidade da oração?

Que tipo de leite engorda?

Qual a diferença da linfóide e da mieloide?

Como fazer o curso de NR10?

Como se escreve Magela?

Qual massa é usada para funilaria?

Pode intercalar dipirona e ibuprofeno de 3 em 3 horas?

É possível se formar em Direito em 4 anos?

Qual é a importância da adaptação?

Quando imobilizar uma fratura?

Porque o local inflamado dói?

O que são impactos positivos e impactos negativos?

Quanto custa o desarquivamento de um processo?

Qual das opções é um endereço IPv4 privado?

O que significa supra indicado?

Para que serve a caneta permanente?

Como ipê crescer mais rápido?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com