A etimologia da palavra é incerta, mas acredita-se venha do italiano brucia(queima), que vem do verbo bruciare(queimar) ou de brixtia, que vem do nome da deusa gaulesa Bricta.
Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão"). O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos".
A palavra “bruxa” no idioma sânscrito (a língua sagrada da Índia) significa “mulher sábia”. Em latim a palavra bruxa significa larva de borboleta. Somando os dois significados podemos dizer que ser bruxa é ter a sabedoria e o poder de se auto transformar.
A Bruxa Boa do Norte, às vezes chamada de Locasta ou Tattypoo, é uma personagem fictícia da Terra de Oz, criada pelo americano L. Frank Baum.
Por isto, as bruxas representam para o movimento feminista não somente resistência, força, coragem, mas também a rebeldia na busca de novos horizontes emancipadores.
A caça às bruxas é um movimento de perseguição religiosa e social cujo período clássico foi iniciado no século XV, atingindo seu apogeu nos séculos XVI a XVIII, principalmente na Alemanha, Escandinávia, Inglaterra, Escócia, Suíça e, em menor escala na Polônia, Rússia, Finlândia, Islândia, Irlanda, França, Portugal, ...
O dia das bruxas teve origem com o povo celta, que celebrava o festival de Samhain, uma homenagem ao rei dos mortos. Nessa ocasião, cuja festa durava 3 dias (com início no dia 31 de outubro), se agradecia a abundância das colheitas do ano. Segundo estudiosos, como era uma festa pagã, no século VIII a igreja alterou o calendário na tentativa de ...
“Uma pessoa não se torna uma bruxa para sair por aí sendo prejudicial ou para ser útil, uma visitante de terra em terra, numa vassoura. É para escapar de tudo isso – ter uma vida própria, não uma existência embonecada e determinada pelos outros. ” Sobre as bruxas, dizia a autora Aino Kallas ( 18):
Nesse período, as mulheres que eram consideradas bruxas, foram acusadas de tentar forjar um poder divino. Isso porque elas curavam doenças com ervas e, segundo a Igreja Católica, apenas Deus poderia mudar o curso divino das coisas. Além disso, elas também começaram a ser acusadas de fazerem pactos com demônios e com o diabo.
Bruxaria, tem sido de uso corrente da língua portuguesa, designando o uso de poderes de cunho sobrenatural, sendo também utilizada como sinônimo de feitiçaria.
Como se determina o clima de um lugar?
Como é calculado o km das rodovias?
Como definir a competência no Processo Penal?
Quais as regras da bocha adaptada?
O que é a promoção horizontal e a promoção vertical?
Quais são as características do período Neolítico?
Como recorrer de uma multa indevida de trânsito?
Como conectar a uma rede remota?
O que é o mercado de capitais?
Como se define um elemento químico * sua resposta?
O que usar depois da bichectomia?
Como se defender do Freddy Fnaf 1?
Como melhorar o fluxo da escola?
O que é o referente da comunicação?