Como surgiu o direito real de laje?

Pergunta de Ângela Mia Soares Antunes em 30-05-2022
(59 votos)

O direito real de laje foi instituído pela Medida Provisória 759/2016, posteriormente convertida na Lei nº 13.465/2017 que, dentre outras alterações, inclui a laje no rol dos direitos reais previstos no art. 1225, XIII do Código Civil (BRASIL, 2002), bem como acrescentou na referida codificação privada os arts.

O que é o direito real de laje?

Popularmente conhecido como “puxadinho”, o direito real de laje consiste na relação jurídica estabelecida entre o proprietário do solo, chamado pela lei de proprietário da construção-base que cede ao lajeário o direito de construir no seu espaço aéreo e/ou subsolo criando unidade imobiliária autônoma e distinta daquela ...


É necessário registrar o direito real de laje no Registro de Imóveis?

Para conquistar o direito real de laje, há alguns requisitos previstos pela lei que devem ser atendidos pelos imóveis. Como, por exemplo, o imóvel inicial deve ser regularizado e registrado em Cartório de Registro de Imóveis antes dos demais. ... A planta do imóvel deve ainda ser analisada pela Prefeitura do município.

Quando e como ocorrerá a extinção do direito real de laje?

A ruína da construção-base implica extinção do direito real de laje, salvo: I - se este tiver sido instituído sobre o subsolo. II - se a construção-base não for reconstruída no prazo de cinco anos. Parágrafo único.

Como legalizar direito de laje?

O Cartório de Registro de Imóveis, no qual está listado o imóvel principal, anotará a existência do direito de laje sobre o imóvel principal e criará um registro autônomo para a laje, com matrícula autônoma. O imóvel e a laje terão direito a ter todos os cadastros individualizados.

Direito Civil - Aula #254 - Direito Real de Laje (É isso!)


39 curiosidades que você vai gostar

Qual a diferença entre direito de superfície e direito de laje?

Além disso, assim como ocorre com o condomínio edilício, para que o direito de laje possa existir, é necessária a existência de alguma edificação sobre o solo, ao passo que, o direito de superfície pode se referir unicamente a terreno sem benfeitoria alguma.

É possível usucapião de laje?

Bom, apesar de não existir previsão legal, é possível a usucapião do direito real de laje, em qualquer de suas modalidades, inclusive extrajudicial, como forma originária de aquisição da propriedade, desde que o possuidor tenha preenchido os requisitos legais (lapso temporal, posse mansa e pacífica e o animus de ser ...

O que causou a destruição de laje?

Segundo antigos moradores da região, por volta de 1850, uma enchente que desviou o curso do rio Jiquiriçá provocou total destruição de um pequeno povoado que existia na sua margem direita.

O que é extinção do direito?

- Considera-se extinta a pessoa jurídica no momento do encerramento de sua liquidação, assim entendida a total destinação do seu acervo líquido. Normativo: Código Civil - Lei nº 10.406, de 2002, arts. 44 e 51; e IN SRF nº 1.515, de 2014, art. 144.



Outras questões

Qual é a entrada para SSD?

Qual a função dos grandes vasos?

Quem cuida da floresta?

Quais são as árvores mais raras do Brasil?

Quanto custa fazer um branqueamento?

Quais os benefícios do suco de limão em jejum?

O que acontece depois do dilúvio?

O que são elementos pedagógicos?

Onde eu vejo a memória RAM do celular?

Quais as possíveis consequências desse fenômeno tanto na barreira como no planeta?

Quantos km tem que andar para perder 1kg?

Quanto custa o metro de areia grossa?

Qual cigarro mais fraco no Brasil?

Como bloquear um chip da TIM pela internet?

Qual país tem a carne mais barata?

Quantas curtidas posso dar no Tinder gratuito?

Como acessar o roteador tp link?

Como deixar o microfone com eco?

Porque parou de fabricar o Prisma?

Onde é aplicada a vacina poliomielite?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com