O ensino de farmácia só iniciou-se no Brasil em 1824, porém, ainda em 1809, o curso de medicina do Rio de Janeiro (cadeiras:Medicina, Química, Matéria Médica e Farmácia) era instituído e o primeiro livro daquela faculdade foi escrito por José Maria Bontempo, primeiro professor de farmácia do Brasil.
O farmacêutico é um profissional perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo humano ou animal. Ele trabalha no desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios, fármacos e medicamentos.
Antigamente os boticários eram os responsáveis pelas funções atribuídas hoje aos farmacêuticos, até que em 1832 foi criado no Rio de Janeiro o primeiro curso de Farmácia do Brasil, no entanto, a regulamentação da profissão ocorreu quase um século depois, em 1931.
A assembleia legislativa de Minas Gerais, decretou a lei nº 140, sancionada pelo então conselheiro Bernardo Jacinto da Veiga, em 4 de abril de 1839, criando duas Escolas de Farmácia, uma em Ouro Preto e outra em São João Del Rei, destinada ao ensino de farmácia e da matéria médica brasileira.
O responsável por isso já foi chamada de curandeiro, alquimista, bruxo e, depois da Idade Média, boticário. Hoje ele é o farmacêutico, um profissional que precisa ter conhecimento técnico e pode atuar em diversos locais desde a loja de farmácia até indústrias ou centros de pesquisa.
Galeno Galeno (131-200 d.C.), considerado o “Pai da Farmácia”, sistematizou pela primeira vez, as matérias-primas necessárias à preparação dos medicamentos e a sua preparação como nunca tinha sido feito.
Diogo de Castro
O primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro, trazido de Portugal pelo governador geral, Thomé de Souza (nomeado pela coroa portuguesa).
Inicialmente os farmacêuticos eram designados por boticários, ou seja, aqueles que trabalhavam em boticas. Sabe-se da existência de boticários em Portugal desde o século XII. O primeiro diploma referente à profissão farmacêutica que se conhece em Portugal data de 1338.
Os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários e apotecários. São o responsáveis por toda a cadeia produtiva do medicamento, desde a produção industrial até o paciente consumidor final, assegurando assim o uso seguro, racional e efetivo dos medicamentos.
O farmacêutico hospitalar é o responsável pelas atividades da farmácia de um hospital. Tem as funções básicas de selecionar (padronizar), requisitar, receber, armazenar, dispensar (conforme a evolução do sistema, em dose coletiva, individual ou unitária) e controlar os medicamentos (tanto os controlados por lei, quanto os ...
O papel do farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite.
Qual é o past continuous de Rain?
Quanto tempo dura o filme Norbit?
Qual o exame para detectar a doença de Chagas?
Qual é o significado da palavra RAM?
Como identificar um aluno com altas habilidades?
Como fazer uma boa campanha no Facebook?
Como se lê as coordenadas da UTM?
Qual o correto rabixo ou Rabicho?
Como trabalhar com filme de recorte na sublimação?
Como funciona as cores complementares?
Como se escreve a palavra Norral?
Como subir o Mirante do Arvrao?