Como proposta educacional, o bilinguismo ganhou força nos inícios dos anos 1960, nos Estados Unidos da América e foi implementado, em 1979, em Paris, quando Danielle Bouvet iniciou a sua primeira turma bilíngue, em que a Língua Gestual Francesa foi ensinada como língua materna dos Surdos e a Língua Francesa como ...
Em 1996, foi criada a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que rege a educação no Brasil até hoje. Dentre as regras, essa lei estabeleceu a necessidade de implantar uma língua estrangeira a partir do ensino fundamental.
O Bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. Esta linha teórica defende que o aprendizado da Língua sinalizada deve preceder o da Língua oral, utilizada na comunidade a qual o surdo pertence.
O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país.
Relatos demonstram que a fase onde o oralismo puro vigorou oficialmente no instituto durou nove anos, oficialmente sendo aplicada de 19. “Nesse período ocorreu a proibição do uso da língua de sinais durante a prática docente” (Bentes, 2010, p. 63).
A abordagem educacional por meio do bilingüismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas: A língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte. ... O português é utilizado na modalidade escrita, sendo a segunda língua, e a educação dos surdos passa a ser bilíngüe.
É uma filosofia educacional que implica em profundas mudanças em todo o sistema educacional para surdos. A educação bilíngue consiste, em primeiro lugar, na aquisição da língua de sinais, sua língua materna.
Segundo o professor e ex-diretor do Laboratório de Linguagem e Processamento da Universidade de Neuchâtel, François Grojean, diversos fatores são responsáveis pelo bilinguismo, como imigração por motivos políticos, sociais e econômicos, culturais e educacionais. No Brasil, esse movimento proporcionou uma transformação no processo educacional.
Como proposta educacional, o bilinguismo ganhou força nos inícios dos anos 1960, nos Estados Unidos da América e foi implementado, em 1979, em Paris, quando Danielle Bouvet iniciou a sua primeira turma bilíngue, em que a Língua Gestual Francesa foi ensinada como língua materna dos Surdos e a Língua Francesa como segunda língua.
Os bilinguístas preocupam-se em entender o indivíduo Surdo, as suas particularidades, a sua língua (língua gestual), a sua cultura e a sua forma particular de pensar, em vez de apenas os aspectos biológicos ligados à surdez. A Suécia foi o primeiro país a iniciar o caminho para a implantação do bilinguismo.
O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país.
Como emitir a guia do MEI 2021?
Para que serve Satin Lips Mary Kay?
Como garantir a segurança alimentar nas escolas brasileiras da rede pública?
O que falar para calar a boca uma feminista?
Como gerar PDF em escala no CAD?
Como garantir a liberdade de expressão e ao mesmo tempo conter?
Como gerar INSS em atraso na sefip?
Como usar domínio registro br?
Como emitir Darf de DCTF em atraso?
Como imprimir em preto exceto por uma camada ou cor no AutoCAD?