Os primeiros registros de orações pelos cristãos falecidos datam do século 1, quando era costume visitar túmulos de mártires. No ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a realizar missas em memória dos falecidos. Não demorou para o 2 de novembro ser adotado em toda a Europa.
Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos.
O Dia de Finados, ou Dia dos Mortos, é celebrado em vários cantos do mundo de diferentes maneiras. A data é uma homenagem às pessoas que já faleceram, por isso os cemitérios do Brasil ficam cheios de gente que levam flores aos túmulos de familiares e amigos que não estão mais neste mundo.
O dia de finados, comemorado em muitas culturas e religiões em 2 de novembro, é uma data reservada, principalmente, para celebrar e homenagear os entes queridos que já morreram.
Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram.
All Souls Day dia 1º de novembro (véspera do Dia de Finados).
José Guadalupe Posada
A personagem foi criada pelo cartunista José Guadalupe Posada, um dos responsáveis por consolidar a data no México. O artista é conhecido por suas imagens de caveiras atuando como gente comum. A influência dos crânios humanos na comemoração é profunda e vai da decoração ao vestuário.
No Brasil, o dia 2 de novembro é marcado pelo feriado de Finados, que tem origem católica e é precedido pelo Dia de Todos os Santos, no dia primeiro de novembro. Nessa ocasião, as pessoas fazem as suas orações para aqueles que já faleceram, visitam os túmulos e prestam suas homenagens póstumas.
Além do Brasil, o Dia dos Finados entrou para o calendário civil de outros diversos países, como México, Espanha, Japão e Austrália, e cada um desses lugares recebe diferentes rituais dos fiéis. Em nosso país, a data é mais comemorada pela Igreja Católica.
Dia dos Mortos: veja como alguns países comemoram a data
A origem do Dia de Finados remete a uma longa história. As várias religiões e diferentes credos marcam a passagem da data por meio de hábitos e significados diversos. Se tornou difícil até mesmo saber exatamente quando os mortos passaram a ser celebrados uma vez por ano.
Esse dia, popularizado pela tradição católica, foi instituído no período da Baixa Idade Média. Como surgiu a data? O Dia de Finados, como é conhecido, foi instituído inicialmente no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França, pelo abade Odilo (ou Santo Odilon [962-1049], como chamado entre os católicos).
As pessoas também acendem velas por suas almas e rezaram por eles no cemitério. No México, as pessoas também comemoram o Dia de Finados, mas de uma maneira mais festiva e colorida que a brasileira. As celebrações duram 3 dias e as pessoas zombam da morte enfeitando as ruas e organizando desfiles.
Aos poucos, então, a Igreja foi aderindo ao costume e no século 5 já era costume dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos, especialmente pelos quais não tinham família e ninguém se lembrava de pedir por suas almas. Mas, o a escolha do dia 2 de novembro como a data oficial para celebrar o Dia de Finados só foi feita mesmo no século 13.
Qual a classificação dos pneus?
Como se classificam os cnidários Cite um exemplo de cada classe?
Como podemos classificar uma área do conhecimento como ciência?
Como ajustar o NAT para aberto?
Como se classifica as vias abertas à circulação de veículos Pessoas e animais?
Como se colocar uma sanca de gesso?
Quais tipos de sonda nasogástrica?
Como é feito o tiro de lateral?
São teorias com ênfase nas pessoas?
Como abrir a porta 22 no Windows?
O que fazer para aprender a se expressar melhor?
Qual o motivo das altas temperaturas de fusão dos compostos iônicos?