A comunidade cientifica de um ramo possui características comuns quanto aos métodos que utiliza para investigar a realidade. (MEDEIROS, 2019). “A ciência se faz quando o pesquisador aborda os fenômenos aplicando recursos técnicos, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos”.
1) Classificação da Ciência A palavra ciência deriva do latim “scientia” e significa “conhecimento”. A partir do momento em que as ciências tornam-se autônomas, passam a ser classificadas em ciências formais, ciências da natureza e ciências humanas.
Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais. A ciência baseia-se na regularidade, na previsão e no controle de fenômenos que podem ser observados.
Aristóteles definiu a ciência como um "conhecimento demonstrativo", ou seja, um tipo de conhecimento comprovado que pode ser expressado por meio de uma demonstração, com fundamento em observações, análises e experimentos considerando as mais diversas hipóteses sobre aquele assunto.
O que envolve essa área?
A ciência busca sempre descobrir problemas novos, mais profundos e mais gerais (sujeitando suas respostas, sempre provisórias, a testes renovados e mais rigorosos). A ciência possui como principal função o aperfeiçoamento do conhecimento, possibilitando a substituição de conceitos anteriores por novos.
A ética é uma característica própria a toda ação humana, tendo como objetivo facilitar a realização das pessoas. A ciência envolve investigação e busca pela verdade. Na ciência temos a ética como suporte para não haver erros, pois a responsabilidade faz parte da ética e é fundamental no meio cientifico.
A ciência deve ser analítica. ... Deve ser verificável, ou seja, deve apresentar reprodutibilidade. A pesquisa que gera o conhecimento, a pesquisa científica, deve ser metódica. O conhecimento científico é sistêmico.
As Ciências – Classificação (Metodologia Científica) Faculdade Estácio do Recife Engenharia de Produção - 1006 2. Discentes: Anderson Ursulino Travassos Flávio de Alburquerque Souza Iratan Ferraz do Nascimento Juan Felippe dos S. Batista Docente: Rita Farias Ribeiro 3.
O ser humano, perante a necessidade de entender e dominar o meio, ou o mundo, em seu proveito e da sociedade da qual é integrante, acumula conhecimentos racionais sobre seu meio e sobre as ações capazes de modificá-lo. Essa série constante de acrescentamentos de conhecimentos racionais e mensuráveis da realidade denominamos ciência.
As ciências estão divididas para fins didáticos, contudo existe uma interação entre elas, entende-se que as ciências sempre passam pelo processo de renovação, são incapazes de apresentar um conhecimento científico único e absoluto ou indiscutível, pois todo o conhecimento está sujeito a mudanças no tempo e no espaço. 16.
As noções sobre astronomia, geometria e física herdadas de antigas civilizações, como a Suméria, a egípcia, a babilônia e a grega, constituem o alicerce do pensamento científico contemporâneo. Origem das ciências - Em última instância, a origem da ciência radica na capacidade de raciocínio do homem e em sua disposição natural para observar.