Como surgiu a histeria?

Pergunta de Gaspar Sá em 30-05-2022
(51 votos)

A causa da histeria era atribuída ao útero, que teria o poder de se movimentar dentro da mulher, por ser um ser vivo autônomo, podendo ocorrer então a sufocação da matriz, do útero – origem da palavra histeria (Ávila & Terra, 2010; Leite, 2012).

Quando surgiu a histeria?

A histeria vem sendo objeto de estudo desde os primórdios da medicina, na Grécia Antiga com Hipócrates. O diagnóstico para a pessoa histérica era conhecido como neurose histérica ou histeria de conversão. Hoje o diagnóstico é nomeado como transtorno dissociativo ou conversivo.


Quem inventou a histeria?

Esse segredo começou a ser desvendado pelo francês Jean Martin Charcot (1825-1893), um dos pais da neurologia, que descobriu, por meio da hipnose, que tais sintomas tinham origem psíquica.

Como Freud descobriu a histeria?

Freud mostrou que a origem da histeria encontra-se na repressão sexual.

O que provoca a histeria?

A histeria pode ser um mecanismo de defesa para evitar emoções dolorosas, transferindo inconscientemente essa angústia para o corpo. Pode haver uma função simbólica para isso, por exemplo, uma vítima de estupro pode desenvolver pernas paralisadas. Como doença, a histeria tem uma associação de longa data com o feminino.

Introdução à psicanálise - Histeria


38 curiosidades que você vai gostar

O que é ser uma pessoa histérica?

Histeria ou neurose histérica é uma psiconeurose caracterizada por alterações transitórias da consciência, como períodos de amnésia ou perda de memória, e por várias manifestações sensitivas ou motoras, também passageiras, como tiques, perda da sensibilidade cutânea, paralisia dos membros, cegueira ou convulsões.

O que vem a ser uma mulher histérica?

substantivo feminino Quem sofre de histeria, doença nervosa definida por perturbações emocionais cujos sintomas podem ser físicos (dores, paralisias, convulsões) ou psíquicos (alucinações, angústia, desespero); histerismo. [Figurado] Quem expressa insensatez, desequilíbrio emocional; desequilibrado.

Em que momento Freud passou a questionar a etiologia da histeria?

Foi somente a partir de 1886, com Breuer e Freud tratando casos de histeria não-traumática, que foi possível classificar os sintomas e questionar as circunstâncias em que eles teriam aparecido pela primeira vez.

Como era tratada a histeria antes da psicanálise?

Para Hipócrates (século V a.C.), a histeria resultava dos efeitos neurotóxicos de um “útero frustrado” que procuraria gratificação através de movimentos erráticos na cavidade abdominal, causando as alterações motoras, sensoriais e emocionais próprias da patologia em questão.



Outras questões

Como deve ser o diálogo entre duas pessoas?

Como escrever diamante?

O que é controle de estoque e para que serve?

Quando o auxílio doença se transforma em aposentadoria por invalidez?

Como fazer o corte longo em camadas?

Como fazer um cubo com uma folha de papel?

Como acelerar o cio das ovelhas?

Como fazer um diabolô caseiro?

Como lembrar de algo que aconteceu?

O que é um diagrama unifilar?

Como é feito o desenho cego?

Qual pedra usar para dreno?

Como se criar um delinquente?

Como impugnar documentos na réplica?

Tem que lavar o repolho depois de cortado?

Como pagar multa por atraso de GFIP?

Como fazer para lembrar onde guardou alguma coisa?

Como jogar de 2 no Pikachu?

Quando deve ser pago o ITBI?

O que é o multiplicador no IQ Option?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com