Durante o governo de Getúlio Vargas, mais precisamente, em 1931, é promulgado o Estatuto das Universidades Brasileiras e, com ele, a oficialização da extensão universitária. ... O Brasil possui uma Política Nacional de Extensão e vem sendo elaboradas avaliações desde a década de 1990.
Como afirma Maria das Dores Pimentel Nogueira (2005), a Extensão Universitária surgiu na Inglaterra, no século XIX, como “educação continuada” (Lifelong Education), destinada à população adulta que não tinha acesso à universidade.
O movimento extensionista surgiu, no Brasil, como uma reação ao insucesso da educação rural. Os idealizadores desse movimento o definiram como um processo de educação extracurricular.
A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição.
A Curricularização da Extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa.
A relação mais direta entre universidade e comunidade é proporcionada pela extensão universitária, entendida como um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, que, sob o princípio da indissociabilidade, promove a interação transformadora entre universidade e 170 Page 3 Educação em Revista | ...
A universidade de Bolonha a primeira e atribuída como a l'Alma Mater, fundada em 1088 seguida pela universidade de Paris, a qual serviu de modelo posteriormente, foram e continuam sendo, pois permanecem com plenas atividades universitárias, as instituições desbravadoras na formação desta modalidade de ensino.
A reforma Francisco Campos de 1931 (decreto n° 19 851 de 31), cria o primeiro estatuto das universidades brasileiras que dá pela primeira vez um caráter oficial à extensão universitária.
A extensão universitária: história, conceito e propostas The university extension: history, concept and proposals João Antônio de Paula Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG. RESUMO O presente texto busca analisar o desenvolvimento da extensão a partir de uma perspectiva histórica e também conceitual.
Nesse esforço, foram delineadas propostas que conferem à extensão um importante papel na promoção da interação e da troca de saberes entre a comunidade universitária e a sociedade, tornando-a um instrumento indispensável à plena realização da universidade como instrumento emancipatório.
O surgimento da extensão Das três dimensões constitutivas da universidade, a extensão foi a última a surgir, seja por isso, seja por sua natureza intrinsecamente interdisciplinar, seja pelo fato de se realizar, em grande medida, além das salas de aulas e dos laboratórios, seja pelo fato de estar voltada para o atendimento
Datam da segunda metade do século XIX, na Inglaterra, as pioneiras manifestações da extensão universitária. Diz Evando Mirra: A Universidade de Cambridge, em 1871, foi provavelmente a primeira a criar um programa formal de “cursos de extensão” a ser levados por seus docentes a diferentes regiões e segmentos da sociedade.
Como tirar visto americano na pandemia 2021?
Quantos gols Éder fez pela seleção italiana?
Quais são os fenômenos sociais?
Qual o prejuízo da sonegação fiscal para a sociedade?
Quem morreu da tripulação do Luffy?
O que é uma empresa de Lucro Presumido?
Onde são encontrados gêneros digitais?
Quando o anime de Dragon Ball vai voltar?
Como funciona a entrega da Jadlog?
O que é a coação física irresistível?
Como fazer folha de rosto ABNT 2021?
Quais são os exemplos de números inteiros?
Como fazer perguntas no simple present?
Quais são os efeitos colaterais da talidomida?