Durante o governo de Getúlio Vargas, mais precisamente, em 1931, é promulgado o Estatuto das Universidades Brasileiras e, com ele, a oficialização da extensão universitária. ... O Brasil possui uma Política Nacional de Extensão e vem sendo elaboradas avaliações desde a década de 1990.
Como afirma Maria das Dores Pimentel Nogueira (2005), a Extensão Universitária surgiu na Inglaterra, no século XIX, como “educação continuada” (Lifelong Education), destinada à população adulta que não tinha acesso à universidade.
O movimento extensionista surgiu, no Brasil, como uma reação ao insucesso da educação rural. Os idealizadores desse movimento o definiram como um processo de educação extracurricular.
A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição.
A Curricularização da Extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa.
A relação mais direta entre universidade e comunidade é proporcionada pela extensão universitária, entendida como um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, que, sob o princípio da indissociabilidade, promove a interação transformadora entre universidade e 170 Page 3 Educação em Revista | ...
A universidade de Bolonha a primeira e atribuída como a l'Alma Mater, fundada em 1088 seguida pela universidade de Paris, a qual serviu de modelo posteriormente, foram e continuam sendo, pois permanecem com plenas atividades universitárias, as instituições desbravadoras na formação desta modalidade de ensino.
A reforma Francisco Campos de 1931 (decreto n° 19 851 de 31), cria o primeiro estatuto das universidades brasileiras que dá pela primeira vez um caráter oficial à extensão universitária.
A extensão universitária: história, conceito e propostas The university extension: history, concept and proposals João Antônio de Paula Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG. RESUMO O presente texto busca analisar o desenvolvimento da extensão a partir de uma perspectiva histórica e também conceitual.
Nesse esforço, foram delineadas propostas que conferem à extensão um importante papel na promoção da interação e da troca de saberes entre a comunidade universitária e a sociedade, tornando-a um instrumento indispensável à plena realização da universidade como instrumento emancipatório.
O surgimento da extensão Das três dimensões constitutivas da universidade, a extensão foi a última a surgir, seja por isso, seja por sua natureza intrinsecamente interdisciplinar, seja pelo fato de se realizar, em grande medida, além das salas de aulas e dos laboratórios, seja pelo fato de estar voltada para o atendimento
Datam da segunda metade do século XIX, na Inglaterra, as pioneiras manifestações da extensão universitária. Diz Evando Mirra: A Universidade de Cambridge, em 1871, foi provavelmente a primeira a criar um programa formal de “cursos de extensão” a ser levados por seus docentes a diferentes regiões e segmentos da sociedade.
Porque a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro?
Por que pacientes com ansiedade é contra indicado o uso de Ritalina?
Porque o Apple Watch não emparelha?
Como o mel pode ser classificado?
Como criar um novo bioma Terraria?
Quando uma pessoa age por impulso?
Como consultar CCM pessoa física?
Pode colocar óleo de melaleuca direto na vagina?
Quantos quilômetros um caminhão faz com 1 litro de diesel?
Qual é a diferença entre tricoline e popeline?
De quem os satélites recebem luz?
Qual a importância de uma educação Multi-cultural?
Qual ordem de julgamento dos processos?
Qual o verdadeiro nome do Deus de Israel?