A árvore símbolo do estado é o pinheiro-do-paraná. ... O pinheiro-do-paraná, também conhecido como araucária, é a árvore símbolo do estado.
Os paranaenses são vistos como pessoas trabalhadoras, arrogantes e sérias por brasileiros de outras regiões do País. Apesar disso, na avaliação de alguns temas polêmicos, os habitantes do Sul têm opiniões mais liberais que os demais brasileiros.
A população paranaense é composta por diversas etnias, são principalmente imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses, holandeses, espanhóis, árabes, argentinos e japoneses, além dos indígenas que já habitavam o território. Ao todo são 28 etnias, contribuindo para a pluralidade cultural do Estado.
Região Sul do Brasil
Localizado na Região Sul do Brasil, o Estado do Paraná ocupa área de 199.323,9 km2, limitando-se ao norte e nordeste com o Estado de São Paulo; a leste com o Oceano Atlântico; ao sul com o Estado de Santa Catarina; a sudoeste com a Argentina; a oeste com o Paraguai; e a noroeste com o Estado de Mato Grosso do Sul.
As belezas do estado e as características de seu povo já renderam canções nos mais diversos estilos: rock, reggae, sertanejo e até funk carioca. A música, que já foi tema de comercial de televisão na década de 1980, se tornou uma espécie de hino extra-oficial do Paraná.
A bandeira é composta por fundo verde que representa as matas do estado. Uma faixa diagonal branca (simbolizando a paz), apresenta em seu centro uma esfera azul (simbolizando o céu) com cinco estrelas de cinco pontas brancas, representando o Cruzeiro do Sul.
Cada um dos elementos e cores da bandeira possui um significado próprio: O verde representa as florestas exuberantes que cobriam boa parte do território paranaense no final do século XIX. O branco simboliza o espírito pacífico do povo paranaense. O azul é a cor do firmamento.
Comidas típicas do Paraná levam pinhão, milho e erva-mate; escolha uma receita e aventure-se na cozinha
A partir do século XIX o Paraná recebeu diversos migrantes e imigrantes que ajudaram a colonizar o estado. Essas pessoas contribuíram com a formação linguística, não só com as palavras, mas também com os sons e musicalidade.
No período pré-cabralino, a região que atualmente constitui o estado do Paraná foi habitada por diversos povos indígenas brasileiros por milhares de anos. Estes incluíam os carijós, no litoral, do grupo tupi, e os caingangues, no interior, do jê.
O Paraná está localizado na Região Sul do território brasileiro, possui em sua área uma das maiores florestas subtropicais do mundo, a mata de araucária. Em face da descoberta de ouro na região durante o século XVII, o território despertou o interesse de brasileiros e portugueses que residiam em São Paulo.
Em sua composição étnica, a cultura do Paraná soma uma grande quantidade de etnias como portugueses, espanhóis, italianos, alemães, neerlandeses, eslavos ...
Outras atividades econômicas desenvolvidas na região são o têxtil, madeireiro e o alimentício, além da presença de indústrias automobilísticas. O Paraná possui o Parque Nacional de Iguaçu, localizado na fronteira com a Argentina, declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) patrimônio da humanidade.
Quais são os fundamentos do futevôlei?
Qual é a diferença entre escassez e pobreza?
Qual o espectro de ação das penicilinas?
Quem foi o primeiro rei do povo hebreu?
O que acontece se a amigdalite não for tratada?
O que não fazer na hora de lavar o cabelo?
O que pode ser servido como entrada?
São elementos para um bom atendimento?
Como se escreve no cheque R$ 250?
Quantas Quartas-feiras tem o ano?
Pode colocar fogo em mato no quintal?
Como se constitui o direito de superfície?
Quando abre as inscrições Pará PM 2022?
Qual objetivo da preservação do meio ambiente?
O que significa a presença de cristais na urina?