Desenvolvidas pelos fenícios com base na escrita semita, as anotações fonéticas passaram a ser alfabética em meados do século XV a.C., dando origem ao primeiro alfabeto a ser usado em larga escala. O alfabeto fenício é composto por 22 signos que permitem a elaboração da representação fonética de qualquer palavra.
Em 1500 é escrita por Pero Vaz de Caminha uma carta ao Rei de Portugal, narrando as características da terra recém-descoberta. Essa carta ficou conhecida como Carta de Caminha, que é considerada a Certidão de Nascimento do Brasil, por ser o primeiro documento oficial sobre o País.
Naquela época, cerca de 5 mil anos atrás, a escrita começou a ser feita em pequenas almofadas de barro. Mais tarde, usou-se também madeira, metal e pedra para escrever. A idéia pegou e, assim, surgiram maneiras diferentes de escrever em vários pontos do mundo, de acordo com a língua falada em cada região.
A escrita surge como necessidade do desenvolvimento da economia e da sociedade que estavam ocorrendo principalmente no Oriente Médio. ... No mesmo período há o surgimento da escrita hieroglífica no Egito Antigo com alguma relação com a escrita da Mesopotâmia.
Foi na Antiga Mesopotâmia, há cerca de 6 mil anos atrás, que se desenvolveu a escrita ideográfica, um dos inventos na progressão até a escrita alfabética, agora usada mundialmente. Em época bastante remota, homens e mulheres utilizam figuras para representar cada objeto.
Ouvir a leitura de histórias, observar textos, palavras e letras ao seu redor, faz com que ela construa uma concepção da língua escrita. Dessa forma, praticar a escrita na Educação Infantil significa imergir a criança na cultura escrita, deixar brotar sua curiosidade e proporcionar experiências com a literatura infantil.
Apresentar aos alunos a história da escrita e sua evolução ao longo dos anos é ensiná-los a valorizar a história dos povos, ensiná-los a importância do registro como uma forma de comunicação.
História da escrita. Escrever é uma criação humana. E sendo uma das atividades mais complexas, levamos milhares de anos até chegar na síntese que conhecemos atualmente.
1º – Comece a aula em roda com os alunos e proponha que falem sobre como acham que a escrita foi criada. Em seguida fazer as seguintes perguntas: Como vocês escreviam antes de chegar a esta turma? Como era a escrita antigamente? Para que serve a escrita? Como o Homem criou a escrita?
Quais são os tipos de frações?
O que é a Caatinga do Nordeste brasileiro?
Quais as principais características das cidades do Império romano?
Como a Lei 7210 84 classifica as faltas disciplinares?
Quem faz o juízo de admissibilidade do agravo de instrumento?
Qual é o país que tem o maior número de habitantes?
Qual o papel dos oficiais policiais advogados na proteção promoção dos direitos humanos?
O que configura crime de constrangimento?
Qual a diferença entre ambiguidade é duplo sentido?
Quantas gramas de comida devo comer no almoço?
Como é feito o teste antígeno Covid?
Qual é o Sistema Operacional da Smart TV Samsung?
O que é uma interseção em nível?
O que diz a habilidade EF03LP09?