COMO SURGIRAM: Os grupos paramilitares de extrema-direita surgiram durante os anos 80 como o braço armado dos grandes proprietários de terras e dos barões da droga, como forma de lutarem contra as ações das guerrilhas esquerdistas.
Teve iniciou aproximadamente em 19 e é uma guerra assimétrica de baixa intensidade em curso entre o governo colombiano, os grupos paramilitares, os traficantes e os guerrilheiros de esquerda, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN), lutando entre si para ...
Enquanto originaram-se como um puro movimento de guerrilha, a organização já na década de 1980 foi acusada de se envolver no tráfico ilícito de entorpecentes, o que provocou a separação formal do Partido Comunista e a formação de uma estrutura política chamada Partido Comunista Colombiano Clandestino.
As Autodefesas Unidas da Colômbia
As Autodefesas Unidas da Colômbia (em castelhano Autodefensas Unidas de Colombia, AUC) já foram o principal grupo paramilitar de extrema-direita da Colômbia.
Páginas na categoria "Grupos guerrilheiros da Colômbia"
1964, Colômbia Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia/Fundação
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram criadas em 1964 e atuam até hoje. ... Criada em 1964, pelo ex-combatente liberal Pedro Antonio Marín, também conhecido como Tirofijo, as Farc surgiu como um grupo de cunho marxista-leninista, atuando no meio rural e adotando táticas de guerrilha.
A Guerra Civil colombiana, um dos conflitos mais antigos da América Latina, surgiu em 1964, entre as forças conservadoras e as socialistas, pela disputa do poder no país, provocando uma guerra problemática sem solução definitiva, refletindo até hoje no cenário político da Colômbia.
Guerrilha (em castelhano: guerrilla , "pequena guerra") é um tipo de guerra não convencional na maior parte das vezes rural no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros, incluindo, mas não limitado a civis armados (ou "irregulares").
Os principais grupos de guerrilheiros latino-americanos surgiram na Colômbia, Venezuela, Peru, Guatemala, Argentina, Brasil, Nicarágua, entre outros. Contudo, somente duas guerras de guerrilhas lograram êxito no continente americano, isto é, conquistaram o poder.
As principais ações das guerrilhas consistiram na efetivação do foquismo (ou os chamados focos), que se pautava na existência de condições objetivas, nas quais a prática revolucionária poderia ser colocada em ação. A prática da guerra de guerrilha consistia no combate em focos revolucionários a partir da luta armada, ou seja, ...
Guerra de guerrilhas na América No século XX, a guerra de guerrilhas foi amplamente difundida na América Latina. Os principais grupos de guerrilheiros latino-americanos surgiram na Colômbia, Venezuela, Peru, Guatemala, Argentina, Brasil, Nicarágua, entre outros.
Até os dias atuais vários corpos de guerrilheiros que combateram na Guerrilha do Araguaia não foram encontrados.
O que é e como funciona a memória virtual?
O que é melhor diclofenaco ou cetoprofeno?
Como conservar champignon em conserva?
O que é aeróbico de alto impacto?
Como as aranhas podem ser prejudiciais ao homem?
Para que serve o demonstrativo?
Qual a dosagem do picolinato de cromo para emagrecer?
O que acontece quando o pH está alto?
Quem foi Jairo segundo a Bíblia?
O que é deriva dos continentes e a Pangeia?
Quais são as principais características dos movimentos sociais?