Os instrumentos de percussão são os mais antigos instrumentos musicais e remontam aos primórdios da civilização humana. Seu uso está relacionado a festas e celebrações religiosas e profanas, cerimônias fúnebres, danças e muitos outros eventos.
Do latim “percussione” que significa choque de corpos, ato de percutir, a percussão é usada para dar ritmos aos variados tipos de músicas. ... Creio que os tambores usados principalmente nas culturas africanas, são amostras dos primórdios da percussão.
10 instrumentos de percussão
Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.
Derbake, que data de 3600 a.C, fornece uma base rítmica que dá estrutura para toda a música. O derbake é um instrumento de percussão, um membranofone tradicional, considerado um dos instrumentos principais dos conjuntos árabes. Ele é uma espécie de tambor bem semelhante ao djembe do oeste africano.
Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.
Os metais são feitos de latão ou de outro metal; as madeiras, apesar do nome, também podem ser feitas de metal. Os instrumentos do grupo dos metais incluem o trombone, o trompete, a trompa e a tuba. Dentre as madeiras estão o clarinete, o saxofone, a flauta e o oboé.
Determinados instrumentos de percussão são tão importantes ou de execução tão específica, que seus executantes são chamados de forma diferenciada, como o timpanista que toca o tímpano (instrumento), o carrilhonista que toca o carrilhão e a celesta, ou o xilofonista que toca o xilofone, marimba, metalofone ou vibrafone .
Essa maneira de ensinar percussão teve sua idade de ouro da era napoleônica. Muito mais tarde, no início do século XIX, são os escravos negros dos Estados Unidos que se apropriam do instrumento. A mudança ocorreu em Louisiana quando soldados franceses voltaram para a França em seus barcos, deixando para trás seus instrumentos muito volumosos.
A percussão pode ser executada com baquetas (como na bateria, gongos ou vibrafones) martelos (como alguns carrilhões ), as mãos (como o bongô) ou o próprio corpo do instrumento (como as claves ). Um teclado pode ser utilizado para provocar o impacto dos martelos, como na celesta ou no carrilhão .
Com o passar do tempo, foram criados instrumentos mais complicados de se construir e tocar. No século 14, por exemplo, surgiu o cravo, considerado o avô do piano (esse apareceu cerca de 400 anos depois). No século passado, surgiram os elétricos, como a guitarra.
Qual a maneira correta de armazenar café?
Quanto sai o metro quadrado de construção 2021?
Quantos parágrafos tem o texto A Primavera da Lagarta?
O que herdamos dos holandeses?
Quais são os estímulos dolorosos?
Quais são as cantigas de ninar?
O que é a volumetria na arquitetura?
Como reconhecer a alma gêmea Segundo o Espiritismo?
Quais os benefícios de uma estrutura adequada para a organização da empresa?
O que é rendimento médio bruto?
Quais os sintomas da falta de estrogênio?
Quantos litros de gasolina e um galão?