Estudos de estabilidade devem incluir testes para atributos físicos, químicos e microbiológicos em produtos que são suscetíveis a alterações que influenciam sua qualidade, segurança e/ou eficácia, durante o armazenamento.
Para os Estudos de Estabilidade de Longa Duração devem ser realizados, no mínimo, os mesmos testes previstos no art. 79, no tempo inicial, a cada 3 (três) meses durante o primeiro ano, a cada 6 (seis) meses durante o segundo ano, e anualmente, após o 24º mês, até o final do Prazo de Validade ou Prazo de Reteste.
Os tipo de estabilidade são: física, química , microbiológica , terapêutica e toxicológica. E os ensaios podem ser acelerados, de acompanhamento ou de longa duração. Ao longo deste trabalho abordaremos cada conceito e discutiremos a importância da avaliação do estudo de estabilidade de medicamentos.
A validade pode ser determinada através de estudos de estabilidade acelerados, nos quais fatores extrínsecos provocam a degradação do produto. De acordo com Arrhenius, existe uma relação entre temperatura e cinética química. Desta forma, amostras do produto foram expostas a condições drásticas: 40, 50, 60 e 70 ºC.
A ANVISA recomenda que, antes do início dos testes de estabilidade, o produto seja submetido à centrifugação, durante 30 minutos, a uma velocidade de 3.000 rpm com três leituras para cada amostra. A ocorrência de instabilidade é indicativa da necessidade de reformulação.
22 curiosidades que você vai gostar
ESTUDO DE ESTABILIDADE ACELERADO
Estudo projetado para acelerar a degradação química e/ou mudanças físicas de um produto farmacêutico em condições forçadas de armazenamento.
Os estudos de estabilidade devem ser realizados com os 3 primeiros lotes fabricados ou lote piloto (onde o processo simule o industrial) e executado com o produto em sua embalagem primária.
Normalmente, essa data é de 12 e 60 meses a partir da data de fabricação. No caso dos medicamentos dispensados pelo farmacêutico a granel, a embalagem costuma ter um selo com os dizeres "descartar em" com um ano de validade, o que é exigido em 17 estados nos EUA.
De acordo com a Resolução, o registro de medicamento concedido mediante anuência de Termo de Compromisso terá validade inicial de três anos. Após a primeira renovação, o registro terá validade de cinco anos e, depois da segunda renovação, de 10 anos.
Quanto custa sala VIP aeroporto Confins?
Quanto é o salário mínimo em Cuba 2021?
O que acontece se lavar o cachorro com detergente?
Quais são os reflexos das horas extras?
Quantas multas gravíssimas posso tomar?
Como amamentar bebê com fenda palatina?
Quanto se ganha com um eBook na Amazon?
Quem tem gordura no fígado pode tomar cloreto de magnésio PA?
Quantos quilômetros o Fiat Uno 2013 faz com 1 l de gasolina?
O que significa ter um QI de 148?
Quem é o brasileiro mais conhecido no mundo?
Quanto valia 1 bitcoin em 2019?