Surgiu como uma instituição assistencial que vinha com objetivo de suprir as necessidades da criança e de ocupar, em muitos aspectos o lugar da família. As creches são produto da revolução industrial. ... Em 1988, a Constituição define creche/pré-escola como direito de família e dever do Estado em oferecer esse serviço.
A creche se caracterizava por uma atuação em horário integral, e a pré-escola, por um funcionamento semelhante ao da escola, em meio período. A creche se subordinava e era mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, e a pré-escola aos órgãos vinculados ao sistema educacional.
A criança era vista como um adulto em escala reduzida, sua educação e cuidados eram de responsabilidade da mãe. ... mal adquiria algum embaraço físico, era misturada aos adultos e partilhava de seus trabalhos e jogos” (Áries, 1978, p. 11).
Se o direito de 0 a 6 anos à educação em creches e pré – já estava assegurado na Constituição de 1988 e reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. Mas ao longo do tempo as leis que regem a educação infantil passaram por algumas alterações.
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas....– Coordenação viso-motora:
As creches populares atendiam somente o que se referia à alimentação, higiene e segurança física. Eram chamadas de Casa dos Expostos ou Roda. Em 1919, foi criado o Departamento da Criança no Brasil, cuja responsabilidade caberia ao Estado, mas foi mantido, na realidade, por doações.
“Seu objetivo era amparar a infância pobre e tinham como única preocupação a guarda pura e simples dessas crianças, o que era feito em instalações bastante inadequadas e com procedimentos que não envolviam qualquer preocupação educativa”. (KISHIMOTO, 1988, p. 44).
A Constituição Federal de 1988 prescreve, conforme podemos observar à luz dos artigos 205, 2, dois gêneros de escolas: as públicas e as privadas. É estabelecido pela Constituição que as escolas privadas se subdividem em duas espécies: as lucrativas e as não-lucrativas.
Educação Infantil, deve respeitar o desenvolvimento psíquico do ser, bem como explorar suas potencialidades, por meio de práticas pensadas não para elas, mas com elas. Palavras –chave:Educação Infantil; Institucionalização da infância; concepções de criança e infância; Educar-
Se cogitarmos investimentos sociais, sem a participação das escolas privadas, o governo deveria acrescer ao seu orçamento público, pelo menos, R$ 20 bilhões de aplicação dos recursos públicos no setor educacional (conf. Revista Linha Direta, ano 8, n. 85, p. 38, abr. 2005).
Para que serve um aquecedor de ar?
Quem tem granuloma anular pode tomar sol?
Qual é a região que tem mais estados?
Quantos gol o Messi já fez no PSG?
Como se calcula o determinante?
Quantos litros de sangue para produzir 1 litro de leite?
Com quantos meses o bebe nasce?
Qual melhor telescópio para ver Saturno?
Porque o Tanjiro tem uma cicatriz?
O que fazer para ser um bom garçom?
Qual é o Miraculous mais forte?
Qual a segunda maior usina hidrelétrica do Brasil?