Foi a partir da tentativa de se compreender os padrões gerais de distribui-‐‑ ção das espécies, a relação da biota com suas áreas de distribuição e a própria relação entre as áreas é que surgiu a Biogeografia, talvez a mais ampla, abrangente e multidisciplinar das ciências biológicas (Nelson e Platnick, 1981).
História. A teoria científica da biogeografia cresceu com a contribuição dos trabalhos de Alexander von Humboldt (1769-1859), Hewett Cottrell Watson (1804-1881), Alphonse de Candolle (1806-1893), Alfred Russel Wallace (1823-1913), Philip Lutley Sclater (1829-1913) e outros biólogos e exploradores.
Ao notar a exclusividade de espécies do Velho Mundo, Conde de Buffon formulou o primeiro princípio biogeográfico, que ficou conhecido como “Lei de Buffon”, segundo o qual postulava que as diferentes regiões da Terra, apesar de compartilhar condições, eram habitadas por diferentes espécies de plantas e animais.
A Biogeografia é o campo da ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos no planeta. A união entre os conhecimentos da Biologia e da Geografia possibilita o entendimento sobre o que leva determinada espécie a viver em um local específico.
Por que algumas espécies são restritas a determinado local, enquanto outras colonizaram áreas tão distantes? A água tanto isoladamente como em conjunto com a temperatura é provavelmente o fator físico mais importante afetando a ecologia dos organismos terrestres.
É impossível determinar a distribuição de uma espécie sem compreender suas características, suas relações, sua evolução e, é claro, sem compreender o ambiente em que ela vive. ... Já a biogeografia ecológica estuda a dispersão dos organismos, enfocando nos fatores atuais, como as relações dos seres vivos e o meio ambiente.
A biogeografia histórica busca explicar a distribuição dos organismos, tendo como base eventos passados. Os fósseis são importantes ferramentas para esse processo. Já a biogeografia ecológica estuda a dispersão dos organismos, enfocando nos fatores atuais, como as relações dos seres vivos e o meio ambiente.
Para alguns autores, a Biogeografia pode ser dividida em três períodos marcados por rupturas conceituais: o clássico, o wallaceano e o moderno. O periodo clássico (1760-1860) caracteriza-se pela profusão de ideias criacionistas, ou seja, o mundo foi criado por fatores sobrenaturais e deve ser conhecido e descrito.
Agora, se nos referimos à distribuição geográfica dos táxons, estaremos nos reportando à Biogeografia, que pode ser: Biogeografia fenótica – área de distribuição individual. Biogeografia de dispersão – composição e afinidades de regiões e localidades.
CENTRO DE ORIGEM - local onde novas espécies se originam, a partir de outras pré-existentes. DISPERSÃO - tendência que os organismos apresentariam para ampliar a sua área de distribuição.
Biogeografia é cuidadosamente estudada nas ilhas de todo o mundo. Estes habitats são muitas vezes áreas de estudo muito mais manejáveis, porque eles são mais condensados do que os ecossistemas maiores dos continente.
A Biogeografia Ecológica analisa padrões em nível de população ou espécie, organismos em seus ambientes. Já a Biogeografia Histórica – a q ual será contemplada com mais supraespecíficos, em escalas temporais e espaciais maiores. O principal interesse dessa abordagem entendimento de como estes são responsáveis pelos padrões biogeográficos atuais.
A teoria científica da biogeografia cresceu com a contribuição dos trabalhos de Alexander von Humboldt (1769-1859), Hewett Cottrell Watson (1.804-1.881), Alphonse de Candolle (1806-1893), Alfred Russel Wallace (1823-1913), Philip Lutley Sclater (1829-1913) e outros biólogos e exploradores.
Com quantos anos eu posso me emancipar?
Em uma punção venosa pode ocorrer um garroteamento exagerado causando?
Quantos tipos de transdutores existe?
O que é inibidor de recaptação de serotonina?
O que significa a giria brocado?
Depois que o bebe nasce quando devo levar ao pediatra?