Substituir os dois pontos
Dependendo da intenção de uso, o travessão pode ser usado para substituir outros sinais de pontuação, como parênteses, vírgulas e dois-pontos.
- Para separar expressões ou frases explicativas, intercaladas. - Para destacar algum elemento no interior da frase, servindo muitas vezes para realçar o aposto. - Para substituir o uso de parênteses, vírgulas e dois-pontos, em alguns casos.
Exemplos: Marcelo era assim mesmo: não tolerava ofensas. Resultado: corri muito, mas não alcancei o ladrão. Em resumo: montei um negócio e hoje estou rico.
Logo, utilizar os dois-pontos de forma correta pode trazer aquela diferenciada ao seu texto! ... Então comece a praticar o uso dos dois-pontos em suas redações e surpreenda seu corretor! Usar adequadamente os sinais de pontuação é importante para garantir a coerência e coesão dos textos.
O título normalmente não tem ponto, mas, se for uma oração, você pode usar o ponto final. Se for uma expressão sem verbo, não.
O que é o duplo travessão? O duplo travessão ocorre em duas situações: Separar fala de personagem de trechos da narrativa.
Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei.
Dois-pontos ( : ) O uso de dois-pontos marca uma sensível suspensão da voz numa frase não concluída. Emprega-se, geralmente: - Para anunciar a fala de personagens nas histórias de ficção.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor! (2) A Revolução Francesa defendia três ideais: liberdade, igualdade e fraternidade.
(2) A Revolução Francesa defendia três ideais: liberdade, igualdade e fraternidade. (3) Abriu mão do que mais gostava: estar em sala de aula. Como é possível notar, em cada um dos casos acima, o uso dos dois-pontos possui justificativas diferentes, não é mesmo?
1 - PONTO ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. Ex.: Lembro-me muito bem dele. b) separar períodos entre si. Ex.: Fica comigo. Não vá embora. É usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou oração, não formam uma unidade sintática.