Quatro passos para solucionar o déficit mundial de habitação acessível
O déficit habitacional é causado pela falta de políticas públicas e por transformações sociais, como o êxodo rural e a mudança do perfil das famílias. Durante o período da ditadura, de 19, vigorou o BNH (Banco Nacional de Habitação), que era responsável pela construção de casas populares.
De acordo com os dados revisados pela Fundação João Pinheiro, ano base de 2019, o déficit habitacional em todo o Brasil está em 5,8 milhões de moradias. ... Nos quatro anos considerados pelo estudo, o número de casas desocupadas por conta do valor alto do aluguel saltou de 2,814 milhões em 2016 para 3,035 milhões em 2019.
Esse problema é uma reprodução das desigualdades sociais e de renda existentes nas sociedades. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11 milhões de pessoas vivem em favelas ou em moradias consideradas precárias.
Atualmente, as famílias que desejam ser beneficiadas pelo aluguel social devem se informar se a sua prefeitura oferece o programa, já que não são todos os estados que têm a modalidade. A partir da implementação desse projeto no programa Casa Verde e Amarela, cidadãos de todo o país devem poder solicitar o benefício.
O termo déficit habitacional é utilizado para se referir a um determinado número de famílias que vivem em condições de moradia precárias em uma região – seja um bairro, uma cidade, estado ou um país, ou que não possuem qualquer moradia.
Segundo estimativas recentemente realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo não possuem um lugar para viver, enquanto mais de 1 bilhão reside em moradias inadequadas. Esse problema é uma reprodução das desigualdades sociais e de renda existentes nas sociedades.
Afinal, existe déficit habitacional no Brasil? Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o déficit de moradias em 2017 era de 7,78 milhões de unidades habitacionais. O número é bastante expressivo.
Qualquer projeto popular para acabar com o déficit habitacional deve ser discutido com os movimentos sociais, com longa trajetória e experiência na luta pela moradia. “A luta por moradia mostra qual é o caminho para se conquistar uma vida digna. O Pinheirinho é um exemplo disso.
Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o déficit de moradias em 2017 era de 7,78 milhões de unidades habitacionais. O número é bastante expressivo. Ainda, entre 20, houve avanço neste número em média de 200 mil unidades habitacionais por ano.
Como é possível resolver o problema da habitação? O plano de moradia do governo vai promover uma transferência maior de dinheiro público para os empresários da construção. Além disso, o “Minha Casa” irá estimular ainda mais o aumento do preço da terra, favorecendo a especulação imobiliária.
Qual é o melhor condutor de energia cobre ou alumínio?
Como mudar o corpo de um sim no The Sims 4?
Como lidar com comportamentos difíceis em sala de aula?
O que é o método de pesquisa qualitativo?
Como fazer transferencia bancaria por multibanco nib?
Como se escreve a palavra sacolão?
O que fazer quando a bijuteria dourada fica preta?
Pode usar articaína em Diabeticos?
Quais são os 3 tipos de peeling?
Qual a melhor fonte de proteína?
O que vai acontecer com quem recebeu o auxílio emergencial indevidamente?
O que é inbound marketing e outbound marketing?