Verificado por especialistas Muito provavelmente, os primeiros seres vivos eram heterótrofos, pois eles realizavam fermentação, um processo simples e que pode ser feito em anaerobiose, e só mais adiante foi que surgiu os seres vivos autótrofos.
A hipótese heterotrófica afirma que os primeiros organismos vivos apresentavam uma nutrição heterotrófica, ou seja, eles não eram capazes de sintetizar seu próprio alimento. Esses seres, provavelmente, alimentavam-se pela absorção de moléculas orgânicas simples que estavam disponíveis nos oceanos primitivos.
A hipótese autotrófica é uma das teorias que tentam explicar como os primeiros seres vivos da Terra obtinham os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. Em oposição à chamada hipótese heterotrófica, a hipótese autotrófica afirma que os primeiros seres vivos eram capazes de produzir seu próprio alimento.
Diferentemente da hipótese autotrófica, que afirma que os primeiros organismos vivos eram seres quimiossintetizantes, a hipótese heterotrófica diz que os primeiros seres vivos absorviam moléculas orgânicas simples que estavam disponíveis nos oceanos primitivos, onde provavelmente a vida surgiu.
Finalmente, em algum momento, ainda num ambiente sem oxigênio, os primeiros organismos teriam surgido na forma de seres unicelulares heterótrofos, nutrindo-se de matéria orgânica simples e produzindo gás carbônico (CO2) e álcool (C2H5OH), ou seja, os primeiros organismos vivos eram fermentadores.
Hipótese de Oparin e Haldane: segundo essa hipótese, a mais aceita pela comunidade acadêmica, a vida teria surgido na Terra com base na reação entre elementos presentes na atmosfera, devido à ação de descargas elétricas e da radiação ultravioleta do Sol.
Um heterótrofo é um organismo incapaz de produzir seu próprio alimento, a sua sobrevivência no ambiente primitivo só seria possível se houvesse disponibilidade dessas moléculas no ambiente.
Os cientistas, usando os conhecimentos da Química, o estudo dos vulcões e experimentos realizados em laboratórios, sugerem que os primeiros seres vivos surgiram em nosso planeta há cerca de 3,5 bilhões de anos, a partir de reações químicas ocorridas entre os gases que formavam a atmosfera primitiva, que era muito diferente da atual.
Origem dos seres vivos. Como se deu a origem dos seres vivos Ouvir: Origem dos seres vivos. Como se deu a origem dos seres vivos Acredita-se que o planeta Terra tenha se formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, e que naquela época a Terra não tinha condições de abrigar nenhum tipo de ser vivo.
Com isso, eles obtinham a energia necessária para os seus processos vitais, cresciam e se reproduziam. Passados milhões de anos, a quantidade desses seres vivos aumentou muito, novas espécies foram surgindo e o estoque de alimento disponível tornou-se escasso para todos.
Muitas são as teorias e as hipóteses sobre esse assunto, mas as principais teorias modernas sobre a origem do primeiro organismo vivo são a Panspermia e a Evolução química. A panspermia defende que o surgimento da vida na Terra teve início a partir de seres vivos ou substâncias precursoras da vida, provenientes de outros locais do universo.
Precisa de advogado para ir no Procon?
Qual o nome do primeiro filho de Davi que teve com Bate-Seba?
Qual é pior rinite ou sinusite?
Como saber se o resistor de 1K?
Qual é o maior bioma é o menor bioma do Brasil?
Quanto o tráfico de maconha movimenta no Brasil?
Quem construiu as pirâmides do Egito antigo?
Pode fazer cirurgia de catarata só de um olho?