O ser humano age livremente, pois ele age como um "eu" definido e não meramente como uma seção do mundo do qual ele pertence. O problema da liberdade de escolha é respondido pela descrição do ser humano como possuindo um mundo e sendo um "eu". A liberdade humana é o risco humano.
o ser humano age no mundo de acordo com valores, isto é, a partir daquilo que tem maior que importância ou é prioridade pra ele.
A vida em sociedade necessita da moral para garantir o mínimo de ordem social. ... Os costumes são, grosso modo, a própria moral. O ser humano é, então, um animal capaz de criar uma moral com a finalidade de possibilitar a vida em sociedade.
O ser humano para a Filosofia Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos. A condição e existência do ser humano foi (e é) motivo de estudo para diversos filósofos, como Jean-Paul Sartre, Friedrich Nietzsche, Aristóteles, Platão, entre outros.
A BUSCA DO HOMEM PELO SIGNIFICADO DE SUA EXISTÊNCIA O homem sempre buscou explicações que justificassem sua existência, portanto, ele pensa e não apenas vive. De acordo com o existencialismo, o homem é o único ser que realmente existe, pois é o único que tem consciência do seu ser.
Quando afirmamos que alguma coisa tem valor, estamos, a bem da verdade, emitindo um juízo de valor. Hessen (1980) nos instrumentaliza para compreender isso ao diferenciar os elementos ser, existência e ser valioso.
Portanto ser ético é ser responsável por suas atitudes, sempre procurando meios em que possa contribuir para uma sociedade melhor, seja com as atitudes, sendo honesto em qualquer situação e ter coragem de assumir os seus erros e decisões para com o próximo e a própria natureza.
O direito deve ser enxergado, portanto, como instrumento feito pelo homem para o homem. E, como tal, deve assegurar a este o status jurídico compatível a sua existência humana. Tal estatuto advém de sua consideração como pessoa: ser digno de proteção e respeito.
Quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido, e sim como as coisas podem ser de acordo com a sua visão. ... Baseados nessa perspectiva, podemos destacar arte erudita, popular e de massa.
O ser humano não é uma consciência separada do mundo, mas se relaciona com o mundo, que habita um período histórico e um espaço geográfico, onde convive com pessoas, sendo por elas influenciado e nelas exerce influências.
Faz parte do ciclo da vida. O ser humano, como qualquer outro ser vivo, não está preparado para viver para sempre. Como lembra o The New York Times, a pessoa a viver por mais tempo foi a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 e chegou a viver 122 anos.
Entender a pessoa como um "ser-no-mundo" é diferente de olhar para seus aspectos meramente naturais, fisiológicos ou ideais, mas compreender que cada pessoa desenvolve diferentes significados e valores de acordo com o tempo e o espaço.
Quais são as fases de aquisição da linguagem?
Como a alma se desprende do corpo?
Quais são as características da agricultura brasileira?
Como se caracteriza a linguagem do infográfico?
Como funciona o pagamento do Google AdSense?
Qual a maior economia do Pará?
Como é regionalizada a América sob critérios histórico-cultural e socioeconômico?
Como é definida a Era da Informação?
Quais são as figuras musicais e seus valores?