A Era da Informação ou era digital são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet.
A Era da Informação é caracterizada especialmente pela popularização da Internet e de novas tecnologias. Indústrias como genética, robótica e informática ganham mais relevância nesse contexto.
Conhecida também como era da informação, a era digital é momento onde a tecnologia e informação passaram a ser essenciais a todo momento e para todas as pessoas. A era digital, é a sequência da era industrial, e iniciou-se logo após a primeira revolução industrial no final do século 20.
Esta era é caracterizada pela intensificação da industrialização em extensão mundial e por um ambiente empresarial estável, previsível e conservador, no qual as pessoas, assim como máquinas, equipamentos e capital, são consideradas recursos organizacionais.
Vivemos hoje o período Quaternário, que é subdividido em duas épocas: Pleistoceno e Holoceno. A época atual é o Holoceno, iniciado há aproximadamente 11.700 anos.
Suas principais características englobam a expansão e o desenvolvimento das tecnologias de informação (TI); aceleração e aumento dos fluxos de capitais, mercadorias, informações, pessoas; e ainda, a difusão do conhecimento.
Cenozóica – esta é a Era atual, dividida em dois Períodos: Terciário e Quaternário.
Era digital, também chamada de era da informação ou era tecnológica, é o período de tempo que começa logo após a era industrial. Dessa forma, pega impulso com os avanços tecnológicos da Primeira Revolução Industrial e começa no final do século 20. Uma era que otimiza fluxos de informações.
A particularidade mais notória da atual era da informação é, sem dúvidas, a ampliação da capacidade de armazenamento e memorização de informações, dados e formas de conhecimentos.
Surgida no contexto da pós-modernidade, a Sociedade da Informação é essencialmente informática e comunicacional, constituída principalmente pelos avanços da microeletrônica, optoeletrônica e multimídia. Adquirir, armazenar, processar e disseminar informações são as metas básicas do novo sistema.
Após o “boom” das telecomunicações e informática na década de 1970, a sociedade apresentou novas condições para o processamento de informação. Este momento foi marcante, motivo que levou vários estudiosos, como o precursor do termo Daniel Bell (1919-2011), a debaterem acerca da sociedade pós-industrial.
O fundamental nesta discussão não é a “informação”, mas a “sociedade” que toma proveito dessa informação. Assim, falar em “sociedade” no singular, leva a crer numa tendência a uma sociedade unilateral. Ademais, a palavra “informar” também é unidirecional, tendo em vista que se dirigem a um receptor passivo com vista a mudar-lhe o comportamento.
O que é uma disciplina equivalente?
Como jogar 2 jogadores no Minecraft ps4 offline?
Quantas horas tomar amoxilina?
Qual a temperatura mais baixa já registrada no Brasil?
Como a virtualização se difere da computação em nuvem?
Quais são os tipos de fobia social?
Como saber quantas parcelas faltam do empréstimo?
Como administrar medicamentos por sonda enteral?
Como fazer prova de vida servidor público estadual?
Como tomar creatina junto com carboidrato?
Porque Atenas ficou conhecida como o berço da democracia?
Quem tem ácido úrico pode comer arroz?