“Pelo qual” é o resultado da junção da preposição “por” com o artigo masculino “o” e o pronome “qual”. Exemplo: Aquela é a fileira pela qual comecei. O verbo “começar” pede a preposição “por. Lembrando que “o qual”, “pelo qual”, “do qual” podem variar em gênero e número.
A forma «ao qual», ou «à qual», é uma forma variável do pronome relativo, contraída com a preposição a, e pode usar-se só em situações em que se refira a uma palavra, ou antecedente. O exemplo que apresenta, embora seja comum na oralidade, não obedece a esta regra, pelo que «ao qual» está mal utilizado.
O Pronome Relativo Qual Este pronome tem o mesmo valor de que e de quem. É sempre antecedido de artigo, que concorda com o elemento antecedente, ficando o qual, a qual, os quais, as quais.
Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida.
Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.
Introduz uma oração que expressa subordinação, indicando proporcionalidade em relação à oração principal; à medida que: segundo o contar dos dias, ia ficando ainda mais inteligente. Etimologia (origem da palavra segundo). Do latim secundum, do verbo segundar. advérbio De modo a ocupar o segundo lugar.
"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.
Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome.
Para que o uso dos porquês seja feito da maneira correta, é fundamental entender e distinguir cada uma das suas quatros formas. Confira! O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa.
Apesar de which e what terem os mesmos significados (qual/o que), o uso de cada um desses pronomes está diretamente relacionado com o tipo de pergunta onde eles são aplicados. Sendo assim, o que define quando usar which ou what é o seguinte: What: usado para perguntas gerais, onde quem pergunta não sugere nenhuma opção de resposta.
Porquê, junto e com acento, é usado quando se pretende indicar um motivo, razão ou causa. Aparece precedido de artigo ou junto de um pronome ou numeral. Pode ser substituído por o motivo, a causa, entre outros. Exemplos do uso de porquê
Como achar arquivo oculto no celular?
O que significa a palavra jazidas minerais?
Como ativar a tecla Fn do notebook Lenovo?
Como salvar uma tabela em JPG?
Tem como recuperar fotos de um iPhone quebrado?
Como hidratar a pele ao redor dos olhos?
Como ver fotos na nuvem do meu iPhone?
Como fazer hidratante natural vegano?
Como recuperar um comprovante de pagamento apagado?
Como salvar a imagem vetorizada?
Como salvar um gráfico do Excel em PDF?
Como juntar vários arquivos PDF em um só Foxit Reader?
Como são lavadas as roupas de hospital?
Como funcionam as lanternas de LED?