“Pelo qual” é o resultado da junção da preposição “por” com o artigo masculino “o” e o pronome “qual”. Exemplo: Aquela é a fileira pela qual comecei. O verbo “começar” pede a preposição “por. Lembrando que “o qual”, “pelo qual”, “do qual” podem variar em gênero e número.
A forma «ao qual», ou «à qual», é uma forma variável do pronome relativo, contraída com a preposição a, e pode usar-se só em situações em que se refira a uma palavra, ou antecedente. O exemplo que apresenta, embora seja comum na oralidade, não obedece a esta regra, pelo que «ao qual» está mal utilizado.
O Pronome Relativo Qual Este pronome tem o mesmo valor de que e de quem. É sempre antecedido de artigo, que concorda com o elemento antecedente, ficando o qual, a qual, os quais, as quais.
Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida.
Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.
Introduz uma oração que expressa subordinação, indicando proporcionalidade em relação à oração principal; à medida que: segundo o contar dos dias, ia ficando ainda mais inteligente. Etimologia (origem da palavra segundo). Do latim secundum, do verbo segundar. advérbio De modo a ocupar o segundo lugar.
"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.
Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome.
Para que o uso dos porquês seja feito da maneira correta, é fundamental entender e distinguir cada uma das suas quatros formas. Confira! O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa.
Apesar de which e what terem os mesmos significados (qual/o que), o uso de cada um desses pronomes está diretamente relacionado com o tipo de pergunta onde eles são aplicados. Sendo assim, o que define quando usar which ou what é o seguinte: What: usado para perguntas gerais, onde quem pergunta não sugere nenhuma opção de resposta.
Porquê, junto e com acento, é usado quando se pretende indicar um motivo, razão ou causa. Aparece precedido de artigo ou junto de um pronome ou numeral. Pode ser substituído por o motivo, a causa, entre outros. Exemplos do uso de porquê
Qual a diferença entre os raios infravermelhos e ultravioleta?
Qual animal representa cada país?
Qual o efeito do chumbinho no gato?
Quais são os três tipos de sonho?
Quanto ganha um engenheiro civil 2022?
Qual a temperatura do verão no Canadá?
Quantos poliglotas tem no Brasil?
Como apagar todos os dados do celular sem formatar?
O que a fumaça da solda pode causar?
O que é preciso para ser um profissional de segurança da informação?
Qual é a sílaba forte em árvore?
Qual o suplemento do ângulo de 87?
Como é o processo de fabricação de pães?
Como e quando a língua portuguesa chegou a Portugal?
Como usar o produto desmaia cabelo?
Qual o significado da cor bege para a virada do ano?
Como sacar uma RPV na Caixa Econômica Federal?
É necessário o consentimento do devedor para fazer a cessão de crédito?
O que são os objetivos de aprendizagem?
Que problema uma montanha de resíduos pode causar as pessoas e ao meio ambiente?