Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, concluiu que vítimas de discriminação têm um risco quatro vezes maior de desenvolver depressão ou ansiedade e ainda estão propensas a agravos como hipertensão.
A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, ou racismo, estado civil, religião, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência. Pode ocorrer ainda, simplesmente porque o empregado propôs uma ação reclamatória contra um ex-patrão ou porque participou de uma greve.
Discriminação: a discriminação significa "fazer uma distinção, diferenciação" que pode ter sua origem no preconceito e se refere a tratar alguém ou um grupo de pessoas de uma forma diferente, por motivos preconceituosos.
O preconceito tem componentes cognitivos (as crenças e estigmas), afetivos (sentimentos, emoções) e disposicionais (motivação para agir).
Na prática, quando alguém é impedido de entrar em algum lugar ou de fazer algo por ser negro incorre-se num crime de discriminação racial. Ao lado da discriminação temos o preconceito, que é uma opinião formada antecipadamente, sem base, sem ponderação e sem conhecimento dos fatos.
Para isso, elencamos algumas atitudes que podem contribuir para um ambiente de trabalho livre de preconceitos.
Tipos de discriminação
Ações discriminatórias podem se manifestar de diversas formas, até no ato mais simples. Podem ser atitudes disfarçadas ou explícitas que, juntas, geram exclusão social e problemas de representação. Dessa forma, pode ocorrer em diversos ambientes, como escolas, trabalho, na rua, etc.
Refere-se também ao ato de separar, segregar e marginalizar, tendo por base essas mesmas diferenças. Pode significar ainda o ato de especificar, listando, relacionando, descrevendo ou precisando. É muito utilizado para referir discriminações raciais, religiosas e sociais.
As palavras discriminar e descriminar são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Para combater ou, tentar controlar ações desse tipo, a Organização das Nações Unidas age contra atitudes discriminatórias constantemente. Ações discriminatórias podem se manifestar de diversas formas, até no ato mais simples. Podem ser atitudes disfarçadas ou explícitas que, juntas, geram exclusão social e problemas de representação.
Como se organizaram as primeiras universidades europeias?
Como o acervo da biblioteca está organizado?
Como esconder seu código JavaScript?
Como está organizada a educação infantil na BNCC?
Como se organizam os espaços urbanos na antiguidade?
Como está organizada a assistência social?
Como organizar minhas demandas?
Como se organiza o poema Basta pensar em sentir de Fernando Pessoa?
Qual o correto casulo ou cazulo?
O que leva uma empresa a se reorganizar?
Como se diz beliche em brasileiro?
Como deve ser realizado o acolhimento na atenção básica?
Como está organizada a sociedade hebraica?
É correto escrever bem-sucedido?
Como se organizava a sociedade?