No caso da primeira pessoa do singular, emprega-se “mim”, que é chamado de pronome pessoal oblíquo tônico – ou “me”, o oblíquo átono, mas este escapa ao âmbito desta consulta. Outros oblíquos tônicos são ti, si ou ele, nós, vós, si ou eles (repare que alguns coincidem com os retos).
Palavras em inglês que confundem: I, me, myself.
O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração.
O correto é o uso de “eu mesma” para quando a narradora for uma mulher e “eu mesmo” para quando o narrador for um homem. Isso porque, a palavra mesmo é um adjetivo, porém, neste caso possui sentido próprio e deve sofrer flexão de gênero.
Os livros de gramática inglesa explicam que o inglês só tem os pronomes de gênero he (“ele”) e she (“ela”) para se referir a um indivíduo na terceira pessoa. (O pronome neutro it é usado apenas para animais ou objetos; seria indelicado chamar uma pessoa de it).
"ela" em inglês
Ela só pode ser exercida pelos pronomes pessoais retos, nunca pelos oblíquos, como é o caso do pronome mim. Errado: Há vários exercícios para mim fazer. Correto: Há vários exercícios para eu fazer. Nada de errado nessa construção.
É tão simples compreender o uso do mim. MIM não conjuga verbo quem conjuga verbo são os pronomes do caso reto: EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES. Mim é um pronome oblíquo tônico e surge após uma preposição: para mim, de mim, por mim. ...
À pergunta «qual das opções está correta», respondeu Pedro Mateus: é a segunda que mais se adequa às regras formais da língua portuguesa. «Ambas as formas são possíveis, porque expressam intenções diferentes», discordou João de Brito — o que justificou a devida réplica, em «De mim mesmo» (2).
A forma correta é fui eu. A expressão foi eu está errada. Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo.
Mim ou me. O “mim” e o “me” são pronomes pessoais oblíquos referentes à 1ª pessoa do singular (Eu). Lembre-se que esse tipo de pronomes têm como função substituir os substantivos e complementar os nomes e os verbos. A diferença entre me e mim é que o “ me ” é um pronome oblíquo átono empregado como objeto direto ou indireto, ou seja, ...
Exemplo: Ela gosta muito de mim. (“mim” como objeto indireto - presença da preposição "de") Me: pronome oblíquo átono que exerce a função de objeto direto ou indireto. Não vem acompanhado de preposição. Mim: pronome oblíquo tônico que exerce a função de objeto direto. Sempre vem acompanhado de preposição Quando usar o mim?
Dê vez ao mesmo: O dinheiro é para mim mesmo, disse Paulo. Pediu para eu mesma falar, informou Maria. Não foi possível carregar o Diqus. Se você é o moderador, por favor veja o nosso guia de problemas. A história do dinheiro na cueca deixou meio mundo curioso.
Como falado acima, a forma mim vem precedida de preposição ( para mim, entre mim, contra mim) e seu significado é o mesmo: referir-se à primeira pessoa do discurso. Uma dúvida comum, porém, é sobre o uso com a preposição para: para eu ou para mim?
Como tratar a água que sai da máquina de lavar?
Como organizar planta na garagem?
O que aconteceu com a Europa após a Guerra Fria?
Qual é o processo da expiração?
Como organizar os aplicativos do Android?
Como calcular resistores equivalentes?
Como organizar APP em ordem Alfabetica?
Como ocorre o transporte de gorduras no sangue?
Como configurar o JIRA software?
Quais são os métodos de separação?
Como organizar suculentas em casa?
Quando ocorre o voo nupcial das formigas?
Como organizar edredom no closet?
Como ocorre o processo Termodinamico?