Em termos simples, o Dualismo Escolar pode ser compreendido da seguinte forma: um modelo de funcionamento educacional em que a camada mais pobre da sociedade aprende (adquire o conhecimento) de uma forma diferente das pessoas que vivem em uma camada mais rica da sociedade.
Dualismo Educacional se caracteriza pela forma distinta de educação oferecida às camadas mais pobres e ricas da sociedade e foi criada para contrapor à educação difusa e informal das sociedades tribais.
O aludido dualismo resultara de proposta bidimensional, na qual o ensino secundário público era destinado às pretensas elites condutoras, e o ensino profissionalizante estava reservado para os demais setores da sociedade.
O dualismo educacional surgiu no princípio da escola, onde a massa populacional e de baixas condições tinha um tipo de educação e as camadas ricas da sociedade tinha outra totalmente diferente.
O dualismo é alusivo a um ensino que valoriza determinadas disciplinas e a um público elitizado, com o objetivo de alçá-los a um nível superior, e de outro lado, um ensino que objetiva capacitar mão de obra para o mercado de trabalho.
A dualidade estrutural expressa uma fragmentação da escola a partir da qual se delineiam caminhos diferenciados segundo a classe social, repartindo-se os indivíduos por postos antagonistas na divisão social do trabalho, quer do lado dos explorados, quer do lado da exploração.
Para resolver o problema, são utilizadas técnicas de dualidade. Essas técnicas são baseadas na Relaxação Lagrangeana com duplicação de variáveis, permitindo decompor o problema em uma série de subproblemas mais simples de serem resolvidos.
Getúlio Vargas (1930-1945) promoveu reformas educacionais e criou o Ministério da Educação e Saúde Pública, mas enfatizou os níveis secundário e superior, frequentados pelos mais ricos. ... Na contramão, a parcela de recursos destinados ao ensino superior cresceu expressivamente no período 1948-1957.
Em 1937, com a instauração do Estado Novo, o período de maior autoritarismo do governo Vargas, a educação foi fortemente associada ao projeto econômico desenvolvimentista, com a implementação de novas modalidades de ensino técnico profissionalizante, como os ensinos industrial e agrícola, de nível médio.
De acordo com Aranha, a origem do dualismo se verifica nas antigas civilizações orientais, quando suas organizações políticas e sociais se tornaram mais complexas e hierarquizadas.
Politicamente a Idade Moderna ficou caracterizada principalmente pela criação dos Estados Nacionais na Europa. Foi nesse processo que surgiram as monarquias nacionais, criando estruturas políticas e administrativas centralizadas, em contraste à descentralização predominante na Idade Média.
Ouvir: Educação na Idade Média. O processo da educação na Idade Média. O processo de educação na Idade Média era responsabilidade da Igreja. Existiam nesse período medieval escolas que funcionavam anexas às catedrais ou a escolas monásticas que funcionavam nos mosteiros, nesse contexto, a Igreja assumiu a tarefa de disseminar a educação e ...
A Idade Moderna apareceria como o momento de retomar a perspectiva de vida da Antiguidade greco-romana, considerada como o auge cultural da humanidade. O equívoco, nesse sentido, foi o de não considerar a produção cultural, filosófica e mesmo técnica verificada durante o período da Idade Média.
Quanto fica a parcela de um empréstimo de 30 mil?
Como as linhas de cota devem ser representadas nas posições horizontal?
Como funciona a escala de trabalho de 6 horas?
Quais são as ações consideradas ações de família?
Qual a diferença entre um contador e um contabilista?
O que fazer com os olhos saltados para fora?
O que fazer para tirar efeitos de chapinha no cabelo?
O que é bom para desinchar e perder peso?
O que acontece se eu comer muita cenoura?
Qual o tamanho da mala de 10kg azul?
Quanto tempo leva uma TED de um banco para o outro?
Quais são as 10 profissões mais estressantes?