Aprenda como a expressão deve ser escrita Por isso, preste bastante atenção: o certo é “De repente”. De acordo com o dicionário Aulete, “de repente” significa subitamente, inesperadamente. A expressão, formada pela preposição “de” com o substantivo “repente”, é uma locução adverbial.
Como uma locução adverbial, ela é o conjunto formado pela preposição “de” com o substantivo “repente”. Então, não poderá fazer a junção dessas duas palavras de jeito nenhum. Assim o certo é de repente!
locução adverbial De modo repentino, inesperado ou imprevisto: ela apareceu de repente; de repente a minha música ficou conhecida mundialmente. Que ocorre ou aparece sem aviso prévio: e, de repente, consegui o emprego. Etimologia (origem de de repente).
A expressão “de repente” significa “de súbito”, “de ímpeto”, “repentinamente” e tem função sintática de advérbio de tempo ou de modo e, portanto, é uma locução adverbial, uma vez que é o conjunto formado pela preposição “de” com o substantivo “repente”.
A forma correta de escrita da palavra é cérebro. A palavra célebro está errada. O substantivo masculino cérebro se refere ao órgão mais importante do sistema nervoso central dos animais, ou seja, à maior parte do encéfalo.
A forma de escrita correta é de repente, escrito de forma separada. A palavra derrepente, escrita junta, está errada. Nunca deverá ser escrita uma só palavra, mas sim duas palavras separadas, formando uma locução adverbial de modo ou tempo.
1 repentinamente, subitamente, de súbito, inesperadamente, abruptamente, bruscamente, imprevistamente, de supetão, inopinadamente, de chofre, de improviso, de golpe.
Ao proferir a frase «De repente, o inverno apareceu disfarçado de primavera», o falante está a fazer corresponder a locução adverbial «de repente» a advérbios como repentinamente ou subitamente, o que significa que nos encontramos perante uma interpretação equivalente a um adverbial de modo.
A palavra derrepente, escrita junta, está errada. Nunca deverá ser escrita uma só palavra, mas sim duas palavras separadas, formando uma locução adverbial de modo ou tempo. De repente indica algo que aconteceu de forma repentina e inesperada, sendo sinônimo de repentinamente, subitamente, imprevistamente e abruptamente.
Afinal, é derrepente ou de repente? A resposta para essa pergunta é muito simples: a forma correta para escrever a palavra é de repente, escrita separadamente. Portando, a palavra derrepente, escrita junta, é considerada gramaticalmente errada.
Segundo o dicionário online de português (DICIO), o termo “de repente” significa de modo repentino, inesperado ou imprevisto e que ocorre sem aviso prévio. Alguns termos sinônimos são: abruptamente, repentinamente e subitamente.
Como regularizar cheque sem fundo perdido?
O que o Seguro Residencial da Caixa cobre?
Como regularizar dívida com Receita Federal?
Como uma porta automática funciona?
É perigoso saltar de paraquedas?
O que fazer quando o imóvel não tem Habite-se?
Como usar o sensor de batimentos cardíacos?
Como calibrar termostato Hopar?
Como legalizar um barco na Marinha?
Como nivelar pé da geladeira Consul?
Como funciona Uma repetidora de rádio?
Como funciona o seguro cartão protegido Santander?
Qual a função da válvula de expansão?
Como ler relógio de luz digital?
Como faço para me inscrever no IFMA?
Como funciona a suspensão invertida?