Península Itálica
A cidade de Roma nasceu como uma pequena aldeia e se tornou um dos maiores impérios da Antiguidade. Situada na Península Itálica, centro do Mediterrâneo europeu, Roma era o centro da vida política e econômica da região.
A fundação legendária de Roma: A loba que amamenta os gêmeos Rômulo e Remo. A origem de Roma está ligada ao evento mitológico que envolve os gêmeos Rômulo e Remo, que após serem salvos de morrerem afogados no Rio Tibre, foram amamentados pela loba, que vivia no lupercal, uma caverna no Palatino.
O Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para o Império Romano, mais próxima às rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, e a Europa à Ásia.
Rio Tibre ou "Tevere" como eles chamam por lá, é o terceiro rio mais longo da Itália com 392 km, e corta a capital Roma até desaguar no Mar Tirreno. Às suas margens encontra-se o Castelo de Santo Ângelo e uma interessante feirinha.
A história de Roma remonta a 753 a.C., com a fundação de um pequeno povoado na península Itálica. Embora a fundação tenha ocorrido no século VIII a.C., o mais antigo registro escrito é o estabelecido pelo historiador Marco Terêncio Varrão (116 a.C. - 27 a.C.) durante o reino de Augusto, cerca de 500 anos após o fato.
Origem de Roma: explicação histórica De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris.
O Império Bizantino nasceu da divisão do Império Romano, no ano de 395, em Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla e Império Romano do Ocidente, com capital em Milão. A cidade de Constantinopla, antes denominada Bizâncio, havia sido rebatizada pelo Imperador Constantino no ano de 330.
Os primeiros habitantes de Roma, os latinos e sabinos, integram o grupo de populações indo-europeias originárias da Europa Central que vieram para a península Itálica em ondas sucessivas em meados do segundo milênio a.C.; Velho Lácio era o antigo território dos latinos, atualmente o sul do Lácio.
A cidade de Roma que conhecemos hoje é bastante diferente da cidade antiga, fundada há quase três milênios. Isso porque, no período, Roma não representava apenas uma cidade, mas se transformou em um Estado poderoso, que fez de Roma um dos principais centros do mundo antigo.
Em primeiro plano, o Templo de Castor e Pólux. No meio, o Templo de Saturno e, no fundo, o Tabulário. A história de Roma remonta a 753 a.C., com a fundação de um pequeno povoado na península Itálica.
Na idade média atravessou um período de decadência e seus habitantes diminuíram enormemente. Nos séculos V e VI alcançou uma época de grande esplendor. A cidade de Roma teve uma grande expansão e foram construídos os mais importantes monumentos artísticos como, por exemplo, a Capela Sistina.
Quanto ganha um professor de letras com doutorado?
Como funciona o pagamento parcelado do IPVA?
Qual o nome da vacina do laboratório Pfizer?
O que significa a gíria Exposed?
Quando o bebê virá na barriga dói?
Como calcular o valor de um buffet?
O que é permitido fazer em área de APP?
Como travar o valor de uma célula no Excel?
Quantos saques gratuitos Banco do Brasil?
Como elaborar uma proposta de treinamento?
Não é necessário o exaurimento da via administrativa?
O que é exame histopatológico do colo do útero?
O que dissolve a gordura da pia?
Quais são os efeitos materiais da revelia?