As crenças dos povos iorubás estavam fundamentadas em um modelo animista da religiosidade, dotando de espírito - e intencionalidade - uma série de forças da natureza diversas.
Sua religião é rica em lendas, com função de normatizar o comportamento pessoal e coletivo. A religião conta com os Orixás, intermediários entre o deus superior (Olorum) e a humanidade, retratados com os mesmos defeitos que as pessoas comuns, podendo se redimir também por bom comportamento.
Eles pertenciam a uma grande variedade de povos, que no século XIX, foi classificada em dois grandes grupos linguísticos: banto e iorubá. Os iorubás constituem um grande grupo étnico-linguístico da África Ocidental, representando 20% da população da Nigéria.
a) Os povos iorubás compartilhavam uma mesma lingua e uma mesma religião.
A maior parte do povo ioruba vive do cultivo da terra. As mulheres trabalham pouco nas lavouras, mas são elas que controlam o complexo sistema de vendas dos produtos.
A principal atividade econômica desenvolvida no país é a agricultura de subsistência, destacam-se o cultivo de milho, feijão, arroz, amendoim, caju, abacaxi e mandioca.
A principal atividade econômica desenvolvida no país é a agricultura de subsistência, destacam-se o cultivo de milho, feijão, arroz, amendoim, caju, abacaxi e mandioca.
Outro costume dos iorubá era a raspagem da cabeça para os homens, e os penteados bem elaborados para as mulheres. Há muito tempo, se o homem não raspasse a cabeça era sinal até de falta de higiene. Atualmente o costume ficou restrito só aos mais velhos. Só entre os haussá o costume ainda é mantido por jovens.
Os iorubas são tradicionalmente os mais hábeis artesãos da África, trabalhando como ferreiros e tecelões ou no artesanato de couro, vidro, marfim e madeira. As mulheres fiam o algodão, fazem cestaria e tingimento de tecidos. A maior parte do povo ioruba vive do cultivo da terra.
Cerca de um milhão de escravos chegaram ao Brasil pelo Cais do Valongo, no Rio de Janeiro.
A religião iorubá cruzou o atlântico durante o período colonial e de escravização por parte dos europeus e influenciou religiões como a Santería, em Cuba, e o Candomblé, no Brasil. Um aspecto fundamental da religião é o Sistema de Ifá, o oráculo que determina todas as ações dos iorubás, do casamento a atividades cotidianas.
Iorubá é o nome de uma das maiores etnias do continente africano em termos populacionais. Na verdade, o termo é aplicado a uma coleção de diversas populações ligadas entre si por uma língua comum de mesmo nome, além de uma mesma história e cultura. Os grupos étnicos que vivem próximos aos iorubás são os fon, ibo, igala e Idoma.
Há algumas variantes do mito da criação iorubá, mas, de uma forma geral, há três principais raízes mitológicas, que ainda diferenciam-se em detalhes, mas que mantêm uma linha central. Em algumas, Obàtálá é o criador, não só do mundo, como também da humanidade, criando simultaneamente, no òrun (mundo espiritual) e no ayé (mundo material).
Quais são os tipos de memórias primárias?
Porque não pode cortar as árvores?
Quais as sequelas da osteoporose?
Quanto cada professor vai receber do Fundeb?
Porque o solo arenoso retém menos água?
Quando acabou as horas in itinere?
Quais as atribuições de um assessor de gabinete?
O que é uma forquilha de replicação?
Como funciona a quebra de contrato de aluguel?
O que significa quando o juiz julga procedente?
Qual a importância da logomarca na comunicação visual?
Quais as melhores plantas para ambientes fechados?
Como saber se o psiquiatra é bom?
Quais os benefícios que o basquete traz para a saúde?
Quais são os principais tipos de estoque e exemplifique cada um?