A psicóloga destaca que a doença é marcada por manifestações recorrentes durante toda a vida. Umas das explicações seriam as mudanças emocionais que interferem decisivamente no funcionamento dos anticorpos. “Podemos dizer que a cura existe, porém, o tratamento leva em média de 5 a 7 anos.
Alguns estudos em andamento sugerem que o pênfigo foliáceo endêmico pode ser transmitido por mosquitos. Essa seria a explicação para os casos estarem mais concentrados nas áreas próximas às regiões de desmatamento do País.
Dessa forma, o pênfigo não é contagioso, pois não é causado por nenhum vírus ou bactéria. No entanto, se as feridas das bolhas ficarem infeccionadas, é possível transmitir essas bactérias para outra pessoa que entre em contacto direto com as feridas, podendo levam ao surgimento de uma irritação na pele.
O pênfigo vulgar é uma doença autoimune rara e grave, na qual bolhas de diversos tamanhos surgem sobre a pele e o revestimento da boca e em outras membranas mucosas. O pênfigo vulgar ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente as proteínas nas camadas superficiais da pele.
O tratamento do pênfigo vulgar visa diminuir a produção de autoanticorpos patogênicos. A base do tratamento é corticoides sistêmicos. Alguns pacientes com poucas lesões podem responder à prednisona oral, 20 a 30 mg, uma vez ao dia, mas a maioria requer inicialmente 1 mg/kg, uma vez ao dia.
Há dois tipos principais de pênfigo: pênfigo vulgar e pênfigo foliáceo. O pênfigo vulgar são bolhas que geralmente começam nas mucosas, principalmente na boca (gengiva, lado de dentro das bochechas, língua, céu-da-boca, até a garganta), mas também podem surgir dentro do nariz e na região genital.
O Fogo selvagem (pênfigo) é uma doença autoimune que provoca bolhas superficiais que se espalham pelo corpo e estouram, deixando feridas que criam crostas, doem e ardem.
O principal sintoma de fogo selvagem é a formação de bolhas que podem se romper facilmente e formar feridas que causam sensação de ardor e queimação.
Os principais sintomas do pênfigo vulgar são formação de bolhas ou feridas que, geralmente, começam na boca ou na garganta e muitas vezes são confundidas com aftas, mas que em seguida podem surgir na pele e nas mucosas como nariz, olhos, órgãos genitais, ânus ou esôfago.
O tratamento do pênfigo vulgar visa diminuir a produção de autoanticorpos patogênicos. A base do tratamento é corticoides sistêmicos. Alguns pacientes com poucas lesões podem responder à prednisona oral, 20 a 30 mg, uma vez ao dia, mas a maioria requer inicialmente 1 mg/kg, uma vez ao dia.
Quais são os direitos de um pai?
Como se dá o processo de incorporação?
Como retirar agrotóxicos dos alimentos com bicarbonato?
Quais os tipos mais comuns de resistência por parte de bactérias aos aminoglicosídeos?
Quem nasce no sábado é filho de qual orixá?
Porque Abigail saiu de Quando Chama o Coração?
Qual é a melhor marca de feijão?
Quando usa papel manteiga precisa untar a forma?
Quais as principais linhas de atuação da Liga Árabe hoje?
Quantos anos tem a Maria venture?
Quais são as modalidades de pagamento indevido?
Como puxar assunto com alguém que você não conhece?
Quais são todos os acordes do piano?
O que fazer quando o bebê está com febre de 38?
Quantos litros de leite por dia?
Em que ano o papa João Paulo morreu?
Qual a diferença entre OSC e ONG?
Quantos frigoríficos têm a JBS?