Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos. ... Nesse caso, estaríamos diante de um pleonasmo vicioso.
"Por exemplo" é invariável? Ou é possível pluralizar em situações como esta: "Por exemplos: cachorros, gatos, pássaros e peixes". O uso correcto é “por exemplo”, uma vez que se trata de uma locução adverbial invariável.
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".
Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. ... Veja a seguir frases com expressões redundantes frequentemente utilizadas. "Eu e minha irmã repartimos o chocolate em METADES IGUAIS." Ao dividir algo pela metade, as duas partes só podem ser "iguais"!
No geral, a redundância deve ser evitada, pois pode passar a impressão de que o texto está fraco e vazio, por ficar dando voltas na mesma conclusão.
Na língua falada, a redundância é mais comum porque falamos muitas coisas inconscientemente, logo, no texto escrito é preciso maior atenção para que o texto esteja claro. A seguir você irá observar quais são os exemplos de redundância mais praticados atualmente. Talvez você já tenha se reparado com:
Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens. No dia a dia, muitas pessoas utilizam tais expressões sem perceber que, na verdade, são inadequadas. Veja a seguir frases com expressões redundantes frequentemente utilizadas.
No dia a dia, muitas pessoas utilizam tais expressões sem perceber que, na verdade, são inadequadas. Veja a seguir frases com expressões redundantes frequentemente utilizadas. "Eu e minha irmã repartimos o chocolate em METADES IGUAIS."
É mais comum falar de maneira redundante do que escrever, uma vez que, quando escrevemos, prestamos mais atenção às palavras e à formação das orações e, quando falamos, não refletimos muito sobre o que está saindo da nossa boca. Quer um exemplo? “Conclusão final”.
Como parar de acordar de mau humor?
Como deve ser feita a primeira papinha?
O que fazer para não repetir os mesmos erros?
Para que usar faixa após silicone?
Como organizar arquivos de projetos?
Qual a cor da contagem do Excel?
Como não ficar com cheiro de cigarro nos dedos?
Como colocar numeração de página no Word?
Como usar a internet do celular no tablet?
Como proteger um arquivo em PDF para não copiar?
Como nossa inteligência e estimulada *?
Como contratar a internet de 1 real por dia da Vivo?