A constituição das cidades na Antiguidade tinha por objetivo ser centro de comércio eou também como fortificações de guerra contra inimigos. ... As cidades surgiram inicialmente como pequenas aldeias às margens de rios, e com o crescimento populacional e das atividades passaram a constituir cidades mais complexas.
As primeiras cidades desenvolveram-se na Mesopotâmia, mais especificamente, em torno do Rio Eufrates, em torno de 3500 a.C.Estas cidades surgiram inicialmente como vilas no neolítico, como aglomerados mais densamente habitados, como centros comerciais e militares de uma dada localização.
Uma cidade geralmente consiste no agrupamento de áreas de funções diversas, entre as quais pode-se destacar aquelas residenciais, comerciais e industriais, assim como as zonas mistas (principais caracterizadoras das cidades contemporâneas).
O objetivo da criação das cidades era de ter poder firmado nas mãos de uma só pessoa e para isso construíam edificações rodeadas por muralhas com a finalidade de cercar seu território e ter a cidade controlada pelo rei.
As primeiras cidades da civilização mesopotâmica – Ur, Uruk e Nippur – foram construídas pelos sumérios. Eles são os autores das grandes construções hidráulicas que aproveitavam os pântanos, inibiam as inundações dos rios e garantiam água nos períodos de seca. Além disso, foram os inventores dos registros escritos.
Ocupação do espaço urbano. No mundo atual, mais da metade da população mundial vive em cidades, em espaços urbanos, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, esse número é ainda maior. Segundo dados do Censo 2010, organizado pelo IBGE, quase 85% da população brasileira vive em cidades.
Cidades, a ocupação do espaço urbano. Conheça as diferentes formas de ocupação do espaço urbano. No mundo atual, mais da metade da população mundial vive em cidades, em espaços urbanos, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, esse número é ainda maior.
Assim, nota-se que essa segregação de classes no espaço urbano não influi apenas nas condições materiais de vida dos indivíduos, mas também em seus direitos básicos e inalienáveis, como o acesso à saúde, à educação e as condições de saneamento básico adequadas.
Essa manifestação da desigualdade social no espaço urbano é um problema sistêmico e estrutural, responsável por processos como a segregação socioespacial e a gentrificação, os quais perpetuam e consolidam o fenômeno de distinção de classes na sociedade capitalista.
Onde está Roque do Silvio Santos?
Qual o melhor lugar para entregar currículo?
Como avaliar a estrutura de capital de uma empresa?
O que fazer para o grau não aumentar?
Como identificar doença no milho?
Qual foi a maior inflação no Brasil?
Como funciona plano de saúde particular?
Como os bebês demonstram seu amor?
Como calcular juros e multa do Simples Nacional?
Quais são as formas que a informação é armazenada?
Quantos litros tem o tanque do Onix 2012?
Qual a função de um roteirista de teatro?
Para que serve a função amaciante na máquina de lavar?