Se você esquecer de alimentar seu fermento por mais de 15 dias, vai notar a formação de um líquido escuro na sua superfície, que é o álcool resultante da fermentação. Isso NÃO significa que ele está morto. Descarte o líquido e alimente-o.
Ocasionalmente, uma camada líquida escurecida pode se formar na superfície do fermento. Esse líquido é produzido naturalmente e contém, além de água, álcool e os ácidos produzidos no processo de fermentação. Isso significa que já passou da hora de alimentar seu fermento ou que ele está fraco.
O precisa ser observado é se está aparecendo algum tipo de bolor ou cheiro de estragado. Nesse caso é melhor descartar e começar novamente, talvez com uma outra marca ou tipo de farinha. O cheiro azedo (parecido com cheiro de polvilho azedo) é normal e é bem diferente de cheiro de estragado!
Depois do descanso, quando se forma uma camada espumosa e espessa sobre o fermento, e a parte de baixo estiver cheia de bolhas, seu fermento está pronto para ser usado e fazer seu primeiro “Pão de Cristo” ou “Pão de fermento de litro”.
Como refrescar e conservar o fermento natural
Você deve sentir o cheiro azedo mais intenso. Acredite, você está no caminho certo! No sexto dia, descarte metade do fermento, adicione mais 50g de farinha e 50g de água. Se achar que seu fermento está muito líquido, você pode reduzir um pouco da água, sem mexer na quantidade de farinha.
O fermento natural, também chamado de fermento levain, é criado a partir da mistura de farinha de trigo, água e outro ingrediente, como o suco de abacaxi, uva ou maçã.
O fermento, similarmente a um ser humano ou animal ao ser alimentado, responde ao consumo de alimentos e água. Ative o fermento fresco misturando-o com a água morna pedida pela receita e, se for o caso, o açúcar. A água deve estar numa temperatura perfeita entre 32 a 38 graus Celsius. Se a água estiver mais fria, o fermento não será ativado.
O fermento biológico fresco é aquele que vem em tablete e é muito fácil saber se está bom: basta amassá-lo. Se ele esfarelar, pode usar tranquilamente. Agora, se ele grudar nas mãos e ficar tipo uma massinha de modelar, já era, caro leitor.
O fermento é aquele ingrediente indispensável no preparo de bolos, massas e pães. Porém dificilmente iremos usar o fermento que compramos para preparar uma receita só, né? Então, é comum guardamos para usar em outro momento. No entanto, muitas vezes acabamos preparando uma receita sem testar o fermento e ela acaba dando errado.
Como iniciar no mundo do café?
Quanto tempo trocar absorvente de pano?
Como preparar uma aula de educação a distância?
Como o Superman esconde sua identidade?
Pode fazer dipirona intramuscular?
Pode misturar tinta de cabelo com creme de hidratação?
Como preparar o chá da folha do mamão?
Como preparar o HD para instalar Windows?
Tem como mudar a senha do Spotify pelo celular?
Como receber os alunos na volta às aulas?
Como resetar a senha do TV Express?