Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros. Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Os naturais, tais como algodão, madeira, cabelos, chifre de boi, látex, entre outros, são comuns em plantas e animais.
Com este processo inicial é identificado um elemento que possui grande importância para a produção do plástico, sendo esta a nafta. Existem dois processos que são os mais importantes para que seja possível proporcionar a fabricação do plástico de forma eficaz, sendo estes a polimerização e a policondensação.
O plástico é formado a partir do petróleo, que é constituído por uma mistura de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos (ricos em carbono e hidrogênio).
Agora você vai ver os processos de fabricação mais comuns para peças de plástico, desde o baixo volume até a produção em massa:
Como é o processo de fabricação do plástico?
Tipos de Processos de Fabricação Fundição de Polímero. Moldagem rotacional. Formação por vácuo. Moldagem por injeção.
O polietileno, por exemplo, é um polímero resultante da adição sucessiva de várias moléculas de etileno (ou eteno). Esse eteno é resultante principalmente do craqueamento da nafta e do tratamento do gás natural, duas frações derivadas do petróleo.
Essa alta durabilidade permite que muitos recursos para a produção de novos produtos sejam poupados. O plástico é um material que contribui com a redução das emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera por sua leveza, durabilidade e outras propriedades que permitem o seu uso em diferentes segmentos industriais.
A utilização do petróleo é bastante antiga, com relatos de uso de betume para pavimentação de estradas antes dos tempos cristãos. Sabe-se que os chineses perfuravam poços rasos utilizando bambu no século IV a.C. procurando óleo bruto.
Mas para chegar ao plástico falta um último passo. É o processo de polimerização, no qual, novamente por meio de reações químicas, uma série de moléculas monoméricas são agrupadas e ordenadas, dando origem ao polímero.
E essa facilidade de recombinar os agrupamentos de carbono que faz com que o petróleo seja base de tantos produtos. O processo de separação de produtos começa em grandes caldeiras, onde o petróleo é aquecido até se transformar totalmente em vapor.
A maior parte surge com o processamento de outras partes menos valiosas do petróleo”, diz o engenheiro químico Juarez Perissé, da Petrobrás. Nessa hora, entra em cena o chamado processo de “quebra” dos derivados, capaz de transformar resíduos da mistura em gasolina e gás, por exemplo.
Pode carregar celular 220 em 110?
Quanto se gasta de combustível em 300 km?
Quanto faz uma spin por litro?
Como saber se tenho olho âmbar?
O que fazer para ter uma cintura de pilão?
Qual o nome que combina com Gael?
Para que serve clonazepam valor?
Quais as características do meio rural?
O que falar na reunião de jovens evangélicos?
Quais são os folguedos alagoanos?
Qual o melhor suplemento para quem tem tireoide?
Onde se encontra o tecido muscular liso?
O que são animais vivíparos e ovíparos?
Quais os principais benefícios da educação corporativa para uma empresa?
Como fazer para atualizar os contatos?