Mapeamento corporal dos sentimentos. Todos os sentimentos estão associados com "digitais" corporais bem demarcadas. Os humanos experimentam constantemente um fluxo de sentimentos, só interrompidos durante o sono ou uma inconsciência profunda.
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
Para a prática, as emoções têm repercussões principalmente em cinco órgãos: coração, fígado, rins, estômago e pulmão, que por sua vez estão relacionados com elementos da natureza. Cada órgão corresponde a uma emoção e o desequilíbrio dessa emoção pode afetar o funcionamento do órgão.
Quando estamos em contato com nosso corpo, percebemos mais as cores, os sons, nossa necessidade de calor e contato aumenta, e podemos começar a ter uma noção mais exata dos nossos limites. E quando conhecemos esses limites, começamos a construir um caminho mais concreto em direção a nós mesmos e aos outros.
O sistema límbico Na parte frontal do nosso cérebro, existe uma área, mais ou menos do tamanho de uma noz, que é responsável pelas nossas emoções, memória e aprendizagem. É a essa parte que damos o nome de sistema límbico. As nossas emoções estão diretamente ligadas à memória.
A parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico. Sendo alvo do estudo da medicina, biologia, filosofia e psicologia.
O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.
Cada órgão corresponde a uma emoção e o desequilíbrio dessa emoção pode afetar a função do órgão. Por exemplo, a raiva prolongada pode levar a um desequilíbrio no fígado. Ao mesmo tempo, desequilíbrios no fígado podem produzir sintomas de raiva que geralmente levam a um ciclo auto-perpetuador.
Dependendo do tipo de sentimento que nos invade, veremos uma repercussão em alguma parte de nosso corpo. Há várias décadas, tem crescido o interesse pela relação entre as emoções, os pensamentos negativos e o corpo físico. A comunidade científica já aceitou a inegável influência que esses fatores “invisíveis” têm sobre o nosso corpo.
Nosso corpo se expressa através do riso, das dores, da palidez, contraturas, tremores, suores, lágrimas, desarranjo intestinal, dentre outros. O organismo manifesta imediatamente todas as emoções, até mesmo aquelas que queremos esconder de nós mesmos.
Por que os sentimentos confusos se manifestam? Sentimentos confusos se tratam de sentimentos contraditórios que se manifestam em situações e pessoas específicas. Por causa do encontro com situações diferentes das quais está acostumado, você entra em conflito internamente.
Controlar excessivamente as emoções e sentimentos faz com que aumentemos nossa ansiedade, tensão, angústia, e pessimismo. Isso interfere no fluxo natural da energia do corpo e no funcionamento dos órgãos, gerando doenças psicossomáticas como: dores no estômago, problemas respiratórios, problemas na pele]
Qual a diferença entre artes visuais e audiovisuais?
Quais produtos físicos mais vendidos na Eduzz?
O que pode ser ferida com pus no corpo?
O que é a metodologia resolução de problemas?
Como ocorre a esterilização por filtração?
Qual o valor de um segurança pessoal?
Qual a diferença da contração muscular do tipo isotônica é isométrica?
Qual é a entrada do fone de ouvido?
Como saber se o filhote Recém-nascido está morrendo?
O que a Bíblia diz sobre a cultura?
Quem não recebeu PIS em 2021 vai receber em 2022?
Qual o anime mais assistido da atualidade?
O que fazer quando a planta tá encharcada?
É normal nascer caroços na virilha?