O discurso se manifesta lingüisticamente por meio de textos. Isto é, o discurso se materializa sob a forma de textos. Dessa forma, é analisando o(s) texto(s) que se pode entender como funciona um discurso.
O analista de discurso considera, reconhece, valoriza, relata e descreve detalhadamente as condições de produção do discurso, tanto as condições restritas quanto as condições amplas de produção discursiva.
O termo discurso admite muitos significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.
Análise do discurso é um campo da linguística e da comunicação especializado em analisar o uso das línguas naturais, particularmente a maneira como ocorrem as construções ideológicas em um texto. É frequentemente utilizada para analisar textos da mídia e as ideologias que os produzem.
A Análise do Discurso nos fornece métodos teóricos eficientes para a análise de todo tipo de discurso, como também nos auxilia a ultrapassar a superficialidade da primeira leitura de um texto. ... Ainda julgamos necessário fazer certas diferenciações entre texto e discurso antes de iniciarmos as análises.
A Análise do Discurso possui dois conceitos principais: discurso e texto. O primeiro é a prática social de produção de textos, enquanto o segundo é o produto da atividade discursiva, o objeto empírico, a construção sobre a qual se debruça o analista para buscar, em sua superfície, as marcas que guiam a investigação científica.
1. Conheça seu público ao se preparar para um discurso Antes de começar a elaborar seu texto ou material de discurso, considere para quem a mensagem é destinada. Acredite: seu discurso deve ser direcionado para o perfil de quem vai escutar, a fim de garantir o seu sucesso. Tente descobrir o máximo de informações possível sobre seus ouvintes.
Nesse livro, Foucault analisa a relação entre as práticas discursivas e as diversas formas de poder que as permeiam. “Discurso”e “texto” são dois conceitos que convém distinguir. Para entender melhor a análise do discurso, tomemos como exemplo o seguinte texto: Moravam debaixo da ponte.
Por esse motivo, diz-se que o sentido de um discurso sempre será aberto à interpretação do leitor, da forma que ele melhor acomodar seu entendimento. O objetivo do discurso é pontual: transmissão de mensagem com intuito de atingir um objetivo por meio de interpretação do público-alvo.
Como contar os fatos em uma petição inicial?
Qual o termo correto para quem tem deficiência?
Como funciona a tela de plasma?
Como funcionam as competições de luta?
Quanto tempo para se recuperar de uma lesão no joelho?
Quantas tentativas de entrega Correios?
Como se chama o chefe dos Bombeiros?
Como melhorar a qualidade de um vídeo no VLC?
Como melhorar a biometria do celular?
Como se pode melhorar a memória de curta duração?
O que tomar para melhorar a flacidez da pele?
Como saber quem está narrando o texto?
Como melhorar a digitação no WhatsApp?
Como descobrir o autor de um artigo?