A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela internet, acessando a página do Prouni no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br.
Para participar da seletiva referente às vagas remanescentes é preciso ter feito alguma edição do Enem entre os anos de 2010 a 2020, conseguido uma média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, como também não ter zerado a redação.
As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2021 começam nesta segunda-feira (3) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 4 de maio. Na edição, estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 também poderão concorrer às vagas.
Bolsas remanescentes são aquelas que sobraram do processo seletivo mais recente do ProUni. A seleção regular oferece milhares de bolsas a cada edição. Elas são ocupadas pelos participantes que apresentam as melhores notas no Enem em cada categoria de concorrência (cotas ou geral).
Essas vagas são voltadas para estudantes já matriculados em uma faculdade privada e que atendam aos critérios socioeconômicos do programa. As regras para concorrer a uma vaga remanescente do programa costumam ser mais brandas que o processo regular.
Resultado da segunda chamada: 18 de fevereiro. Comprovação de informação e matrícula dos candidatos convocados em segunda chamada: 18 a 28 de fevereiro. Prazo para participar da lista de espera: 6 a 9 de março. Resultado da lista de espera: 13 de março.
O resultado das bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021/1 foi divulgado nesta sexta-feira, 7 de maio.
Quem pode se inscrever no Prouni 2021/2? Para concorrer às bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) em universidades particulares pelo Prouni 2021/2, o estudante deve ter feito o Enem 2020 e tirado, no mínimo, 450 pontos, além de não ter zerado a redação.
Ou seja: quando você imaginava que aquela edição do ProUni já era, vem o MEC e chega com mais uma novidade. O prazo das inscrições muda de acordo com perfil do candidato e é mais ou menos assim:
Quem pode participar da seleção por uma bolsa remanescente do ProUni? Para garantir que todas as bolsas remanescentes sejam ocupadas, o MEC abre uma espécie de processo seletivo versão “mini”, digamos assim. É que nesse momento não tem aquela corrida a que já estamos acostumados, com notas de corte altíssimas, cotas, etc.
Por exemplo: o ProUni do primeiro semestre acontece geralmente no final de janeiro. O de bolsas remanescentes só surge em março ou no começo de abril – mais de 60 dias depois. Ou seja: quando você imaginava que aquela edição do ProUni já era, vem o MEC e chega com mais uma novidade.
Como fazer uma papinha para bebê de 6 meses?
Como preparar o Whey Protein com água?
Como saber se alguém é meu amigo?
Porque que o Brasil é de Terceiro Mundo?
Como reconectar a partida LoL?
O que causa a migração forçada?
Como reconectar a unidade de rede?
Como se preparar para o Enem 2020?
Como deve ser escrito o nome científico?
Qual a ordem das fases da lua?
Como a escola deve preparar os alunos para o mercado de trabalho?
Quais as características das constelações?
Como preparar o kefir para doação?
Como se chamou as primeiras leis escritas que beneficiavam os plebeus *?
Como preparar o substrato para cultivo de rosa do deserto?