Uma despesa será reconhecida na demonstração do resultado do exercício quando resultar em decréscimo nos benefícios econômicos futuros relacionados com decréscimo de ativo ou com aumento de passivo, e puder ser mensurada com confiabilidade.
Ou seja, para que um item seja classificado como ativo, ele deverá conter as seguintes características essenciais:
Critérios de Reconhecimento O ativo ou passivo é reconhecido somente se o reconhecimento desse ativo ou passivo e de quaisquer receitas, despesas ou mutações do patrimônio líquido resultantes fornece aos usuários das demonstrações contábeis informações que são úteis.
Reconhecimento da Despesa É análogo ao reconhecimento do Passivo no Balanço Patrimonial, mas seu reconhecimento será nas Demonstrações de Resultado, o que deverá ocorrer sempre que houver redução dos benefícios econômicos [futuros] de um ativo ou aumento do passivo, e puder ser mensurado em bases confiáveis.
III. Uma provisão deve ser reconhecida quando possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação. São requisitos necessários para o reconhecimento de uma provisão o(s) item(ns): a) I e II, apenas.
Uma provisão deve ser reconhecida quando: a) a entidade tem uma obrigação legal ou não-formalizada presente como conseqüência de um evento passado; b) é provável que recursos sejam exigidos para liquidar a obrigação; e. c) o montante da obrigação possa ser estimado com suficiente segurança.
Reconhecimento do Ativo: Um ativo deve ser reconhecido sempre que for provável a geração benefícios econômicos futuros para a empresa por meio dele, e quando for possível determinar o seu custo ou valor em bases confiáveis.
A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber.
O passivo deve ser reconhecido quando: (I) a entidade possuir uma obrigação que seja resultado de fatos contábeis passados; (II) seja provável a transferência de recursos econômicos ou financeiros para a liquidação desta obrigação; (III) e seu valor de liquidação ou realização possa ser mensurado em bases confiáveis.
Alguns exemplos são: distribuição de lucro a ser feita para sócios. Os valores do passivo que não circulam no curto prazo compreendem as obrigações do negócio para o próximo ano ou mais à frente, como contas a pagar e parcelas de empréstimos e financiamentos longos.
Ao contrário do ativo, o passivo compreende as obrigações — valores que reduzem o patrimônio da empresa. E como o grupo anterior, este também divide-se em subgrupos. Dentro do subgrupo circulante estão as obrigações a serem pagas no curto prazo. Alguns exemplos são:
Como lidar com o comportamento passivo-agressivo? Tendo em vista que o comportamento passivo-agressivo tem como objetivo irritar os outros de forma que o indivíduo que emite os comportamentos não seja visto como culpado, lidar com esse tipo de situação pode ser bem complicado.
Quantos dias leva para criar um hábito?
Como organizar currículos recebidos?
O que é citoesqueleto e qual sua função?
Como renomear um arquivo do powerpoint?
O que fazer para melhorar o departamento pessoal?
Como nomear um ácido Carboxilico?
Como organizar os canais inscritos do YouTube?
Quais os riscos do indivíduo apresentar uma pressão arterial constante superior a 140 90 mmHg?
Como renomear um objeto no PowerPoint?
Como organizar gavetas de material escolar?
Como organizar mesa de aniversário com doces?
Como encurtar link e colocar nome?
Como iniciar um conversa no WhatsApp?