Para isso, deve-se lavar os tetos sujos com água, apenas quando há acúmulo de lama, barro ou esterco; aplicar desinfetante antes da ordenha (pré-dipping) e secar os tetos com papel toalha descartável. Antes do início da ordenha, recomenda-se retirar os primeiros jatos de leite para diagnóstico da mastite clínica.
Os utensílios devem ser lavados com cloro antes e depois do uso; Lavar bem as mãos com água corrente e sabão neutro antes de manusear os utensílios; Amarre a causa das vacas para que não espalhe sujeira durante a retirada do leite; Os tetos devem ser lavados com água limpa.
Higiene do úbere
Quando não houver água encanada, deve-se usar água de outra fonte acompanhada de desinfetante. Deve-se aparar os pêlos do úbere para melhorar a higiene. Após a lavagem, os tetos devem ser secos com papel toalha, uma para cada animal, deixando os mesmos preparados para o inicio da ordenha.
A imersão dos tetos em uma solução desinfetante, antes e depois da ordenha, é chamada de pré-dipping e pós-dipping, respectivamente. A função básica do pré-dipping é reduzir, ao máximo, o número de bactérias presentes na pele dos tetos, antes da colocação das teteiras.
Recomenda-se aos ordenhadores, seja na ordenha manual ou mecânica, lavarem as mãos antes do início da ordenha e realizarem a anti-sepsia com água clorada. O trabalhador responsável pela retirada do leite das vacas não deve ser o mesmo que conduz os animais até o local de ordenha.
15 curiosidades que você vai gostar
A qualidade higiênica do leite é influenciada, principalmente, pelo estado sanitário do rebanho, pelo manejo dos animais e dos equipamentos durante a ordenha, e pela presença de microrganismos, resíduos de drogas e odores estranhos.
Para isso, deve-se lavar os tetos sujos com água, apenas quando há acúmulo de lama, barro ou esterco; aplicar desinfetante antes da ordenha (pré-dipping) e secar os tetos com papel toalha descartável. Antes do início da ordenha, recomenda-se retirar os primeiros jatos de leite para diagnóstico da mastite clínica.
Higiene de ordenha
Dessa forma, é fundamental a adoção de práticas que evitem ou reduzam ao máximo a contaminação microbiana do leite nessa etapa e, em consequência, que auxiliem na prevenção da mastite e no controle das células somáticas.
Eliminação dos primeiros jatos: é uma oportunidade fácil e prática de observar se o leite está anormal (com grumos e coágulos) e desta maneira obter uma detecção prematura de mastite clínica; a atenção deve ser redobrada e minuciosa, observando alterações não só no leite, mas em todo sistema mamário (edema, ...
As vantagens de identificar a mastite no início são: 1) Facilitar o tratamento e a recuperação do quarto mamário doente. 2) Evitar que a doença se espalhe para outras vacas do rebanho. 3) Permitir separar o leite da vaca doente do leite das vacas sadias.
Deve lavar bem as mãos antes da ordenha, com água e sabão, e não deve tocar em materiais contaminados (maneias, etc.) De forma geral, não se deve lavar os tetos. SÓ lavar em caso de úbere muito sujo e, neste caso, lavar apenas a região dos tetos. Após a desinfecção, secar os tetos com papel toalha descartável.
- Lavar com água morna (38 a 40°C) logo após a ordenha. - Lavar com detergente alcalino diluído em água (segundo recomendação do fabricante) com temperatura entre 75 a 77°C. Essa solução deve circular por 10 min no equipamento. - Enxaguar com água na temperatura ambiente para tirar os restos da solução de limpeza.
Momento da Ordenha
Ordenhar a vaca até a retirada total do leite. Manter o ambiente calmo na sala de ordenha. Não fazer pressão no conjunto da ordenha. Quando o fluxo de leite no coletor tiver terminado, desligar o vácuo antes de retirar as teteiras.
Essa sequência engloba: Teste da caneca de fundo escuro e teste CMT; Lavagem dos tetos (caso necessário); Pré-dipping; Secagem do teto com o uso de tolha de papel; Colocação das teteiras e processo de ordenha; Pós-dipping; Oferecer alimento aos animais após a ordenha;
Para obter um leite de alta qualidade, é fundamental o manejo da ordenha seja adequado. Afinal, o procedimento bem feito ajuda a reduzir qualquer tipo de contaminação. Além disso, é na ordenha que o pecuarista poderá identificar se o animal está com algum problema, como por exemplo a mastite.
A limpeza dos utensílios usados na obtenção do leite será feita logo após a ordenha. Será exigido resfriamento do leite em água corrente por imersão dos latões ou em equipamento apropriado.
A linha de ordenha consiste basicamente em uma estratégia de ordenha do rebanho em que as vacas doentes não contaminam as vacas sadias. Essa técnica é importante para evitar o contágio entre os animais doentes e os sadios, não aumentando o nível de contaminação do rebanho.
O mais indicado é ordenhar a vaca duas vezes ao dia, desde o primeiro dia pós-parto. Três ordenhas são recomendadas para rebanhos com média de produção acima de 25 litros de leite por dia.
Pré-dipping é o procedimento de desinfecção dos tetos antes da ordenha, através da aplicação de produto antisséptico, geralmente por imersão dos tetos. Os principais objetivos desta ação são: Reduzir a incidência de infecções intramamárias, ajudando a reduzir novos casos de mastite.
Eles são patógenos oportunistas, que sobrevivem e se multiplicam em locais fora da glândula mamária; assim, a higiene do local de ordenha se faz necessária com o intuito de reduzir a possibilidade de multiplicação destes microrganismos. Deve-se evitar o acúmulo de fezes e a proliferação de moscas.
A função básica da limpeza do equipamento de ordenha é a remoção dos resíduos dos componentes do leite das superfícies internas de várias tubulações. Caso isto não ocorra, pode haver a multiplicação microbiana e contaminação do leite.
De acordo com NETTO et al (2006) os cuidados no manejo de ordenha são muito importantes, pois ocorre todo o resultado da produção leiteira. Segundo o mesmo autor os benefícios econômicos de uma boa ordenha proporcionarão os seguintes ganhos: Aumento da produção, pois vacas sadias produzem mais.
16 Práticas que garantem a higiene na ordenhaManter o rebanho protegido de doenças através da vacinação e acompanhamento de um profissional. Aparar com frequência os pelos da cauda e próximos ao úbere. Utilizar a identificação dos animais para a separação dos que estão em tratamento ou observação.
Quanto aos procedimentos higiênicos, no momento da ordenha, é correto afirmar que: A os métodos higiênicos podem ser definidos como medidas preventivas. o emprego de medidas higiênicas está restrito à sala de ordenha. as medidas higiênicas impedem totalmente a veiculação de patógeno no leite.
Os cuidados na obtenção higiênica do leite devem começar na ordenha, sua fonte de produção. Leite produzido sem os devidos cuidados de higiene torna-se um produto de qualidade inferior, mesmo que nas próximas etapas seja dispensado melhor preparo ou tratamento.
O que fazer para fixar o embrião no útero?
Como encontrar a nuvem do meu celular?
Como deixar a unha no formato amendoado?
Como parar de sentir vergonha de mim?
Como lixar a unha pra não quebrar?
Como o Estado Novo de Vargas de apropriou do samba para difundir a sua ideologia?
Como localizar um Xiaomi Redmi Note 7?
Como achar a Constelacao de câncer?
O que usar para limpar vidro engordurado?
Como o Brasil está lidando com os refugiados?