A culpa era da coroa portuguesa, que, até a vinda de Dom João VI, em 1808, proibia que existissem imprensa, indústrias, bibliotecas e universidades na colônia. Assim que caiu o embargo, surgiu o primeiro jornal oficial da corte, a Gazeta do Rio de Janeiro, que começou a circular em 10 de setembro de 1808.
A Gazeta do Rio de Janeiro, publicada pela primeira vez em 10 de setembro de 1808, e o Correio Braziliense, cuja data do primeiro número é usualmente apontada como sendo 1º de junho de 1808 (Lustosa, 2003. Werneck, 1983. Melo de Souza, 1986), são considerados os dois primeiros jornais no Brasil.
A Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal publicado em território nacional, começa a circular em 10 de setembro de 1808, impressa em máquinas trazidas da Inglaterra.
A Gazeta do Rio de Janeiro, fundada em 10 de setembro de 1808, foi o primeiro jornal impresso no Brasil, nas máquinas da Impressão Régia, no Rio de Janeiro. (O Correio Braziliense é um pouco mais antigo, mas era impresso em Londres.) Seu lançamento marca o início da imprensa no país.
O primeiro jornal em papel, Notícias Diversas, foi publicado como um panfleto manuscrito a partir de 713 d.C., em Kaiyuan, em Pequim, na China.
Foi só a partir de 1650 que surgiu o primeiro jornal impresso diário do mundo, o Einkommende Zeitungen (Notícias Recebidas) fundado na cidade alemã de Leipzig.
No mesmo ano eram fundados a Gaceta de Guatemala e Las Primicias de la Cultura de Quito, primeiros jornais latino-americanos. O primeiro jornal diário da América foi a Gaceta de Lima, circulando diariamente a partir de 17, é criado o St. Peterburgo Vedomosti, o jornal mais antigo da Rússia, ainda em circulação.
Em 1582, é feita a primeira referência a um jornal publicado privadamente, durante o final da Dinastia Ming. O jornal em alemão Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, impresso a partir de 1605 por Johann Carolus em Estrasburgo, é reconhecido como o primeiro jornal da história.
Os jornais brasileiros eram poucos, e muitos não saíam com regularidade. Jornais e revistas em circulação eram na maioria estrangeiros. Mesmo mais tarde, durante o Império, bibliotecas públicas eram raras, exceto nas cidades mais importantes, como o Rio, onde se destacava a Biblioteca Nacional.
O primeiro jornalismo, na concepção do autor, corresponde do ano de 17, e se caracteriza pelo conteúdo literário e político, com texto crítico, economia deficitária, e quem o comandava era escritores, políticos e intelectuais.
Como saber se o namorado gosta de outra pessoa?
O que é controle de entrada e saída de estoque?
Como saber se o pássaro está feliz?
Como sugerir reportagem para Globo?
O que é conta comercial no Instagram?
Como organizar a agenda de trabalho do chefe?
Como saber se o plano Odontoprev está ativo?
Como saber se o carro está batendo válvulas?
Quando o Pinscher para de crescer?
Como organizar fios atrás da TV?
São sinais radiológicos de atelectasia?
Como identificar um pai narcisista?
Como saber se o ciclo foi Anovulatorio?