No Brasil, o ensino de surdos começa a existir em 1855 com a chegada do educador francês Hernest Huet em 1855. Ele, juntamente ao imperador D. Pedro II, funda em 1857 o Imperial Instituto de Surdos Mudos (Lei número 939, de 26 de setembro de 1857).
De acordo com o Decreto 6.253 e Decreto 7.611, toda a pessoa surda tem direito à educação especializada, chamada também de AEE (Atendimento Educacional Especializado), em que o aluno terá o reforço da língua portuguesa, mais aulas de Libras e demais habilidades que o auxiliarão dentro do ambiente escolar.
A educação bilíngue de surdos consiste no aprendizado da língua de sinais durante a infância, para que a criança possa utilizar esta linguagem para garantir o seu desenvolvimento cognitivo, e depois ser ensinada a língua verbal majoritária, na forma escrita e, dependendo do caso, oral.
Na perspectiva dos sujeitos entrevistados, os principais desafios para a formação educacional de pessoas surdas no Brasil são: a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular obrigatória na educação básica; a formação docente; a inclusão social e laboral dos surdos e o despreparo ...
No século XVIII (1750), na França, o abade Charles Michel De l'Epée passa a ser considerado o pioneiro a utilizar a língua de sinais na educação dos surdos. ... Nesse contexto podemos considerar o encontro de De l'Epée com os surdos como o marco zero da língua de sinais na educação de surdos.
O primeiro Instituto Nacional de Surdos-Mudos foi criado em Paris, por Charles Michel de L'Épée, nascido em 1712. Este instituto reconhecia a pessoa surda como um ser que tem a sua própria língua. ... O educador francês Hernest Huet era surdo e foi o introdutor dessa metodologia aqui no Brasil.
A lei garante aos educando com deficiência atendimento específicos que favoreçam suas peculiaridades e para aqueles que não se integrarem nas classes comuns há o direito de serviços especializados, como está enunciado no Parágrafo 1º do artigo 58, incluindo-se neste grupo a pessoa surda.
A Lei de Libras 10436/02 e o Decreto n.º 5.626/05 são dois documentos fundamentais para garantir os direitos das pessoas surdas, especialmente na área da educação.
Dorziat (2004) considera que a inclusão social de pessoas surdas, objetivando sua participação social efetiva, depende de uma organização das escolas considerando três critérios: a interação por meio da língua de sinais, a valorização de conteúdos escolares e a relação conteúdo-cultura surda.
Oralismo. ... O Oralismo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva. Essa estimulação possibilitaria a aprendizagem da língua portuguesa e levaria criança surda a integrar-se na comunidade ouvinte e desenvolver uma personalidade como a de um ouvinte.
Aprofundando-se na história da educação de Surdos, destaca-se o L’Epée, francês que criou a primeira escola para Surdos na cidade de Paris, no ano de 1760, a qual se tornou modelo que impulsionou a criação de várias escolas também em outros países, conforme Barros (2011).
A partir do que apontamos, podemos considerar que a Educação efetiva do Surdos é ainda um grande desafio para o Brasil. Ainda assim, temos de dizer que houve grande avanço em relação à aprovação de leis capazes de respaldar a educação desse público, que, como vimos, foi relegado por muito tempo.
Educação do surdo, a inclusão dos alunos surdos no processo de ensino aprendizagem, desafios das crianças surdas no processo de alfabetização e desafio dos professores e do contexto do sistema escolar frente a aprendizagem de alunos surdos. 1. RESUMO 2. INTRODUÇÃO 3.
Essa fundação ocorreu no ano de 1857 e foi um dos grandes marcos para a história dos surdos brasileiros. Nos dias atuais, o instituto criado por Eduard Huet recebe o nome de Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES.
Quais são as maiores transnacionais do mundo?
O que é bom para definir os cachos?
Quem foi que escreveu o Salmo 119?
Qual foi uma das primeiras obras que marcaram o Trovadorismo?
Quais são os custos de armazenagem?
Quem é a dupla mais forte da Akatsuki?
Por onde passa o rio são francisco?
Qual a diferença entre ácaro e fungo?
Onde se encontra o fósforo na natureza?
O que se faz na faculdade de arquitetura?
O que é desenvolvimento pessoal?
Quanto custa autenticar um documento no cartorio?
Qual o tamanho da barata d'água?