De onde vem o sal da água do mar? ... Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar. Parte desses sais minerais gera matéria orgânica e é levada ao mar.
Desgaste das Rochas Nesse processo, a água dissolve as substâncias que formam as rochas que estão sendo erodidas. Estas substâncias dissolvidas são transportadas, na forma de íons, pelos córregos e rios em direção ao mar. Dois dos íons com maior concentração na água do mar são cloreto e sódio que são “salgados”.
A água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos, com concentrações de cerca de 35 gramas de sais para cada quilograma de água. Isso significa que para cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos (a maior parte é cloreto de sódio, NaCl).
Os principais fatores que controlam a salinidade são: (a) balanço entre evaporação e precipitação, que aumenta e diminui a concentração de sais na água respectivamente; (b) grau de mistura entre as águas superficiais e profundas. A forma como a água circula pelo sistema Terra-Atmosfera é através do Ciclo Hidrológico.
A salinidade dos mares é resultado, em realidade, de diversos processos naturais, incluindo, entre eles, a chegada da água dos rios no oceano. A água doce tem sua origem na chuva que cai sobre a superfície do planeta, abastecendo os rios, lagos e aquíferos que servem para “matar a sede” de humanos, animais e plantas.
Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, mas o sal ainda não. O vapor de água passa pelo interior de um condensador, que é resfriado por água corrente. Com esse resfriamento, o vapor condensa-se.
Ao mesmo tempo, mais minerais continuam a entrar no mar; ainda assim o nível de sal mantém-se estável: 35 partes de sal por 1.000 partes de água do mar. Então, fica evidente que sais e outros minerais são acrescentados e retirados proporcionalmente.
Como o sal é extraído do mar? O sal de cozinha é utilizado nos mais diversos temperos e tem grande participação na cozinha mundial. Mas para ele chegar na mesa da sua casa da forma como ele é consumido, é necessário um processo de separação da água. Como todos sabemos, o sal vem da água do mar.
Isso porque a água do mar, além de conter muito sal, também possui compostos de cálcio e magnésio, que precisam ser retirados do produto final. A tarefa das salinas é justamente fazer essa separação.
Água do mar é a água encontrada em mares e oceanos. A água do mar de todo o mundo tem uma salinidade próxima de 35 (3,5% em massa, se considerarmos apenas os sais dissolvidos, mas a salinidade não tem unidades), [1] o que significa que, para cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos, cuja maior parte é cloreto de ...
Qual o melhor consórcio do Brasil?
O que é ter senso de urgência?
Quais foram as maiores inovações tecnológicas de 2019?
Quantos agrotóxicos foram liberados no Brasil em 2019?
Qual o amparo legal para a gestão democrática no ensino?
Quais áreas o Estética pode atuar?
O que quer dizer o versículo Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus é a sua justiça?
Como fazer mapas mentais bonitos?
O que são bens inferiores cite 2 exemplos?
Quais são os números divisíveis por 49?