Podemos listar diversos motivos que podem levar ao amolecimento de um dente permanente, mas existem três que são os principais: periodontite, traumatismo dentário e bruxismo. Entenda cada um deles: Periodontite: essa é a causa mais comum e, na maioria das vezes, acontece devido a má higiene bucal.
Com relação ao tratamento, no caso do dente mole, o primeiro esforço é no sentido de estabilizar o dente, o que pode ser feito com o uso de uma contenção flexível. O tratamento leva, em média, duas semanas, tempo necessário para os ligamentos de curarem.
Conheça 10 alimentos para fortalecer os dentes.
Os dentes estão em movimento durante toda a vida. Esta mobilidade fisiológica funcional ocorre diariamente, de forma discreta, em todos os dentes naturais e saudáveis. Acontece, por exemplo, durante a mastigação e deglutição dos alimentos, entre outros fatores (ver abaixo).
A maioria dos casos de estalos, portanto, é por consequência de algum tipo de deslocamento de disco articular da Articulação Temporomandibular. Isso pode acontecer após um trauma, acidente ou como consequência de uma “frouxidão ligamentar”, quando os pacientes têm ligamentos mais flexíveis que o normal.
Responsável por grande parte da perda dentária, a periodontite é a causa mais comum de dentes moles e doendo em adultos. A doença, que afeta a gengiva e o osso que dá suporte para os dentes, é reflexo da falta de cuidados bucais ao longo da vida, o que leva a formação de placa bacteriana.
E sim, é muito possível que esse dente um dia se perca por falta de raiz que o segure. Mas é importante mantê-lo enquanto der, pra garantir que o osso da região seja abundante e, no dia que você precisar de um implante, não falte osso para instalá-lo. A terceira situação em que um dente fica mole é bem menos traumática… e proposital.
Os dentes moles são considerados normais quando acontecem durante a infância, isso porque corresponde ao período em que os dentes de leite caem para permitir a formação da dentição definitiva.
Se você tem a esperança de uma resolução fácil saiba que manter o dente é possível, sem passar por um processo de extração e implantação do dente. Dente amolecido deve ser extraído e substituído por um implante, no caso de um estágio avançado da doença Periodontal, aonde não exista mais possibilidade de reversão.
Quando você é vítima de algum acidente e bate a boca, é possível que os ligamentos periodontais que mantém as raízes em seus devidos lugares estiquem. Cada dente possui milhares desses ligamentos ao redor da raiz, como se fossem molas ao redor de um trampolim. Basta que eles se estiquem para que você comece a sentir o dente mole.
Quais são as características da Constituição de 1824?
Qual a hora de trocar o óleo da Bengala?
Como fica o NASF com o novo financiamento?
Como lavar o rosto após peeling químico?
Como bloquear barra de rolagem?
Como mudar a data do WhatsApp GB?
Quem teve jornada de trabalho reduzida recebe décimo terceiro?
Como travar a tela em uma imagem?
Como fica férias e décimo terceiro com a redução de salário?
Como travar o mouse em um monitor?
Como fica o nariz por dentro depois da septoplastia?
Como fica Have No Simple Past?
Como travar o visto por último no WhatsApp 2020?
Como fica a pele depois de tirar tatuagem?
Como travar o painel da geladeira Eletrolux?