O ferro é um metal obtido em siderúrgicas por meio da hematita, um de seus minérios. Por meio dele é feita a liga de aço, que possui grande aplicação em nossa sociedade. O ferro é um elemento químico de número atômico igual a 26, massa molar de 55,845 g/mol, ponto de fusão de 1535 ºC e ponto de ebulição de 2862 ºC.
A composição do minério de ferro A maior fonte de ferro do planeta vem das Formações Ferríferas Bandadas (FFB), denominadas no Brasil de itabiritos e jaspelitos. Estas rochas, após intensos processos físicos e químicos, promovem a retirada da sílica, transformando a rocha em um hematitito (rocha rica em hematita).
A extração do minério de ferro consiste na retirada do minério do solo e possui diferentes etapas. A escavação pode ser feita a partir de minas subterrâneas ou minas a céu aberto, dependendo da localização e forma do depósito mineral.
Os minerais se formam pelo processo de cristalização, que é o crescimento de um sólido a partir de um gás ou líquido cujos átomos constituintes agrupam-se segundo proporções químicas e arranjos cristalinos adequados.
Os primeiros trabalhos geológicos sobre o minério de ferro e as primeiras explorações foram realizadas em 1913 por Harder & Chamberlin. No final do século XVII, foi descoberto o quadrilátero ferrífero (QF), em Minas Gerais. Compreendendo as cidades de Belo Horizonte, Itabira, Ouro Preto e Congonhas.
Serra dos Carajás As principais jazidas minerais do país estão situadas na Serra dos Carajás/PA (grande variedade de minérios, mas principal extração de minério de ferro e manganês), Vale do Trombetas/PA (bauxita), Quadrilátero Ferrífero (minério de ferro, manganês e ouro), Maciço do Urucum/MS (minério de ferro e manganês).
Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é o principal componente na fabricação do aço.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Os minérios de ferro são rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metálico de maneira economicamente viável. O ferro encontra-se geralmente sob a forma de óxidos, como a magnetita e a hematita ou ainda como um carbonato, a siderita .
A hematita e magnetita, por exemplo, são altamente aproveitadas porque contêm um expressivo teor de ferro: 70% e 72%, respectivamente. Já a siderita tem um aproveitamento menor, pois seu teor de ferro chega a 48%, apenas. O método mais utilizado na produção de ferro é o alto-forno.
O óxido de ferro II reage com o monóxido de carbono, formando ferro metálico (Fe 0) e dióxido de carbono: Essa é uma das duas camadas formadas no alto-forno, é a mais densa e esse ferro é chamado de ferro-gusa, que contém de 2% a 5% de carbono, sendo muito quebradiço.
Embora o minério de ferro seja abundante no planeta, as jazidas são distribuídas em poucos países. O Brasil detêm 8,3% do total de reservas mundiais de minérios de ferro, o que corresponde a aproximadamente 17 bilhões de toneladas, sendo a quinta maior reserva do mundo.
Como saber se um carregador portátil é bom?
Como saber se meu cartão PicPay e Crédito ou débito?
Como entrar em um site que a conexão não é particular?
Como testar um cartucho de impressora?
Qual o ônibus que passa no Galeão?
Como recuperar arquivos de um cartão de memória com vírus?
Como é o hemograma de um cachorro com doença do carrapato?
Como saber se o filhote da égua é macho ou fêmea?
Como os coreanos chamam os mais novos?
Como permitir Caixa Tem no iPhone?
Como os constitucionalistas consideraram o resultado final da revolta de 1932?
Onde se originou a literatura de cordel?
Como os coreanos chamam as mulheres mais velhas?
Como podem ser classificados os Glicidios ou carboidratos?
Como os cordados são classificados Cite duas características?
Qual é a maior idade na Coréia do Sul?