O branqueamento do coral é uma sÃndrome que causa a descoloração dos corais e, em casos graves, podem levar a morte dos pólipos responsáveis pela construção dos recifes de coral, devido a problemas ambientais, como a mudança do clima.
→ Como evitar o branqueamento de corais?
Os recifes de corais fornecem abrigo e comida para vários organismos, que formam uma complexa cadeia alimentar. Os peixes dos recifes, por exemplo, dependem do coral para se alimentar, e os peixes predadores dependem deles. ... "Sem os recifes, há a erosão da orla e as cidades costeiras desaparecem."
Uma das maiores ameaças aos recifes de corais é o chamado "branqueamento de corais", processo que leva à morte centenas de corais ao redor do mundo. O fenômeno ocorre quando a temperatura da água aumenta, devido a causas naturais, como o El Niño, ou provocadas pelo homem, como o aquecimento global.
O carbonato de cálcio, que serve como sustentação para os corais e algas, se dissolve em água mais ácida. ... A poluição também causa severos danos a esse ecossistema, uma vez que o descarte de esgoto e a degradação de outros resÃduos altera o equilÃbrio quÃmico da água necessário para a sobrevivência dos corais e algas.
No processo de branqueamento, os corais perdem zooxantelas e/ou pigmentos fotossintetizantes. Nos recifes de corais de águas rasas, observa-se a relação simbiótica entre corais e zooxantelas, algas unicelulares.
O branqueamento de corais é um fenômeno desencadeado, principalmente, pelo aumento da temperatura da água, que afeta de maneira significativa os recifes de corais. Os corais apresentam uma relação mutualÃstica com as zooxantelas, e a perda dessas algas pode desencadear o branqueamento.
"Sem os recifes, há a erosão da orla e as cidades costeiras desaparecem." Esta não é a primeira vez que os cientistas observaram o processo de branqueamento de corais na Grande Barreira. Dois grandes eventos de branqueamento já ocorreram na área – em 19, diz Hughes, da Força-Tarefa.
Entre os muitos tipos de corais estão o coral-pétreo, o coral-mole, o coral-preto, o coral-azul e as variedades espinhosas. À medida que crescem, os corais formam diferentes desenhos e formas. Eles podem parecer folhas, dedos, galhos e até cérebros, como o coral-cérebro encontrado na região do arquipélago dos Abrolhos, perto do litoral da Bahia.
Os corais vivem em todos os oceanos do mundo. Alguns tipos de coral vivem sozinhos, mas muitos existem em grupos chamados colônias. Vários tipos diferentes de corais juntos podem formar enormes colônias chamadas recifes. O maior recife de coral do mundo é a Grande Barreira de Coral, que fica na costa da Austrália.
O branqueamento de corais é um problema que, dependendo da intensidade e duração, pode levar o coral à morte. Saiba mais sobre esse fenômeno que vem sendo agravado pelo aquecimento global.
Os corais podem ser muito coloridos sob a água, mas muitos tipos perdem a cor ao morrer ou quando são tirados da água. Os corais pertencem ao mesmo grupo das anêmonas-do-mar.
Como saber se o microfone do celular está bom?
Como tratar a madeira de pinus contra cupim?
Qual o modelo de nariz mais bonito?
Como ver um processo de outro estado?
Como protocolar cumprimento de sentença no Eproc TJSC?
Onde se localiza a Costa Amalfitana?
Quais documentos devem instruir o cumprimento de sentença?
Quais medidas podem ser tomadas para proteger um refugiado?
Quando começar a ler para o bebê?
Como entrar com uma ação no Juizado Especial CÃvel?
Como protocolar o agravo de instrumento no PJe?
Como saber se o morango está doce?
Como peticionar embargos à penhora?
Que horas começa as aulas na FMU?
Como protocolar requerimento no INSS advogado?
Como saber se o molho de tomate caseiro está estragado?
Como proteger parte de uma planilha Excel?