Rodínia. O supercontinente Rodínia se formou em 1,1-1,0 Ga com a junção dos continentes derivados do Colúmbia. As massas continentais da América do Sul e da África apresentam-se justapostas ao Laurência e Báltica.
Acredita-se que este supercontinente formou-se há 1 bilhão de anos e que abrangia a maior parte da porção continental da Terra. ... Os oito continentes que compunham Rodínia foram posteriormente reunidos em outro supercontinente chamado Panótia e, depois, Pangeia.
Naquela época a Terra abrigava um supercontinente de nome Rodínia (palavra russa que significa "terra natal"). Baseando-se no uso de simulações, os pesquisadores descobriram que o processo de rompimento desse supercontinente em unidades menores, ao longo de milhões de anos, teria levado ao aumento das chuvas.
Rodínia
Cerca de 1 bilhão de anos atrás, boa parte das massas terrestres fazia parte do supercontinente Rodínia, nome derivado do termo russo para Terra-mãe.
Rodinia é o supercontinente que deu origem a todos continentes subsequentes e suas margens continentais foram o berço dos animais mais antigos. O oceano global circundando Rodinia é chamado Mirovoi.
O supercontinente Pangeia começou a formar-se há cerca de 380 milhões de anos e a fraturar-se há cerca de 200 milhões de anos. Pangeia-A é o modelo clássico de supercontinente proposto por Alfred Wegener, vulgarmente conhecido como configuração “Wegeneriana”.
Acredita-se que o Nuna tenha sido formado por partes da maioria dos continentes atuais. Os pesquisadores acreditam que ele foi o primeiro supercontinente, já que as colisões das placas tectônicas de cerca de dois bilhões de anos são as evidências mais antigas já encontradas sobre a existência delas.
Antes de Pangeia, houve outros supercontinentes, que, segundo uma teoria surgida nos anos 80 e hoje amplamente aceita entre geólogos, se sucederam em ciclos de 400 milhões a 500 milhões de anos.
Laurásia e Gondwana Segundo a teoria da deriva continental, o supercontinente Pangeia dividiu-se há cerca de 225 - 200 milhões de anos, tendo-se posteriormente fragmentado até produzir os continentes atualmente existentes.
Rodínia vem da palavra russa e búlgara Rodina que significa "terra natal" e é usada em vários contextos. Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Esses movimentos que geraram os continentes estão reunidos em um teoria conhecida como a teoria da deriva continental. Ela foi apresentada pelo geólogo alemão Alfred Wegener em 1915, através de sua obra “A Origem dos Continentes e Oceanos”. Nela, ele afirma que todos os continentes um dia estiveram unidos em só um, o Pangeia.
Com o desenvolvimento dos estudos relacionados, os modelos de reconstituição foram atualizados e de acordo com eles, supercontinentes mais recentes foram destacados: Kenorland, Columbia, Rodínia, Pannotia, Gondwana e Pangea. É considerado um dos supercontinentes mais antigos, existindo entre 2,7 e 2,8 bilhões de anos.
Ela foi apresentada pelo geólogo alemão Alfred Wegener em 1915, através de sua obra “A Origem dos Continentes e Oceanos”. Nela, ele afirma que todos os continentes um dia estiveram unidos em só um, o Pangeia. Além disso, a divisão de continentes já havia sido estudada por outros cientistas, tais como Abraham Ortelius e Antonio Snider-Pellegrini.
É possível colocar espelho na porta do Guarda-roupa?
Como é feito o cálculo da taxa de desemprego?
Quais as regras para se aposentar?
Tem que colocar gás no Ar-condicionado novo?
O que é excedente do consumidor e como é medido?
Quanto tempo demora para sumir as varizes depois da aplicação?
Como se calcula prêmio de risco?
Como calcular a raiz cúbica de três?
Como determinar as reações de apoio?
Quem está de férias recebe insalubridade?
Como calcular frequência relativa e absoluta?
Como resolver variação de velocidade?
O que não se deve dizer a uma pessoa com depressão?
Como funciona a pensão quando tem outro filho?
Como calculamos a variação de energia?
Como fica a pensão por morte com a reforma?