A diversidade dos ritmos e a indústria cultural No âmbito musical, os anos 60 foram marcados pelo rock e pela black music que teve sua origem nos EUA em meio ao surgimento do movimento negro e da ascensão de Martin Luther King como um dos líderes desse movimento.
O movimento hippie surgiu nos Estados Unidos, durante a década de 1960. Seus adeptos organizavam-se em comunidades rurais e, entre suas demonstrações de rebeldia, estavam passeatas pela paz, uso de drogas, sexo livre, organização de festivais.
Nos anos 60 vamos assistir a uma alteração do modo de vida das famílias. As famílias vão para a cidade trabalhar nas indústrias, praticando um exôdo rural. Os rendimentos aumentaram e surge uma nova classe social (classe média) que começa a ter posse dos chamados "bens essenciais" (electrodomésticos, carros...).
Os anos 60 no Brasil foram feitos de revoluções e deixaram muitas lições para a história. Foi nessa década que a ditadura militar foi instaurada, especificamente no ano de 1964. Foi uma década marcada pela repressão, censura e violência. Uma época que, no âmbito político, foi muito marcada por falta de democracia.
A moda dos anos 60 é marcada pela minissaia, o monequini, o uso de cortes simétricos e geométricos, o vestiário unissex tem força com o jeans e as blusas sem gola, além das roupas com um estilo espacial, fluorescente e metálica.
Os anos 60 foram marcados por uma geração irreverente, jovens que tinham uma forte dinâmica eram rebeldes e inconformados com a sociedade. 3. O crescimento da taxa de natalidade que marcou o período pós-guerra, reflectiu-se num aumento da população jovem durante a década de 1960.
Nesse sentido, surgiu em vários cantos do mundo movimentos sociais em defesa dos trabalhadores, das classes sociais mais baixas, e movimentos socialistas e anarquistas, que visavam uma completa revolução e dissolução da ordem social capitalista. Na década de 1960, devido às sequelas deixadas pela Segunda Guerra Mundial e ao clima de polarização ...
Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto. Hoje, os movimentos sociais baseiam-se, em grande parte, nas pautas identitárias que representam categorias como gênero, raça e orientação sexual.
Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos.
6 Ao longo dos últimos anos, à medida que as diferentes análises se movem de uma vertente macroestrutural para uma mais microcultural (Jasper, 2012), as análises do significado conceptual de movimento social e de novas propostas sobre a sua definição parecem ir perdendo centralidade nas abordagens sobre os movimentos sociais.
Pode tomar 3 Dipironas de uma vez?
Quanto vale uma moeda de 200 reis de 1893?
Como identificar a classe gramatical das palavras?
Como faço para melhorar o desempenho do Google Chrome?
Pode lavar o cabelo na água fria menstruada?
Qual o melhor remédio para hemorroidas com sangramento?
Quem pode fazer curso de tanatopraxia?
Quanto custa multa gravíssima 7 pontos?
Pode usar placa mini Mercosul?
Como fazer para descobrir o número do chip?
Quando a lesão corporal é grave?
Qual é a caneta mais vendida do mundo?
Porque minha compra foi estornada?