Para Freud, o que provocaria a formação desses sintomas, no caso de uma neurose obsessiva, é a angústia em que o eu está colocado, diante do supereu; e nesse caso, é essa hostilidade advinda do supereu que representa o perigo de que o eu tem de se proteger.
O tratamento mais adequado para ajudar um paciente neurótico a lidar com esse distúrbio é a psicoterapia. A psicoterapia permite transformações profundas de personalidades e pode ser feita individualmente, em grupo, com casal, entre família e intervenção institucional.
As neuroses são tratadas com psicoterapia e/ou psicanálise. A abordagem cognitiva-comportamental é a mais recomendada para o tratamento, pois trabalha na forma como a pessoa vê, sente e pensa em relação ao sofrimento e a dor emocional.
RESUMO - De acordo com a abordagem gestáltica, a neurose é o resultado de processos inconscientes, repetitivos e obsoletos de interrupção do contato, gerando uma distorção na percepção da realidade, dificultando a recuperação do equilíbrio no campo organismo/meio e impedindo o crescimento do self.
Neurose obsessiva é o termo criado por Freud em 1986 para designar um distúrbio que produz sofrimento psíquico e que aponta para os impasses do sujeito com o seu desejo inconsciente, compondo, juntamente com a histeria, as neuroses de transferência.
Para a psicanálise, o tratamento da neurose deve fixar-se na interpretação. Por meio dela, serão deflagrados os recalques e os conflitos entre o Id e o Superego. Assim, o Ego será fortalecido para equilibrar essa situação e possibilitar o desaparecimento do sintoma.
Carlos Mota Cardoso 10 Freud concluiu que a causa da neurose se encontrava nos processos que determinam o desenvolvimento da personalidade, estabelecendo uma continuidade entre as Perturbações da Personalidade e a clínica neurótica.
"As psicoses são mais graves e caracterizadas pela perda da noção de realidade (por meio de alucinações e delírios), como a esquizofrenia. Já no caso da neurose, a pessoa não perde a consciência, sabe que está doente", explica o psiquiatra Marcos Gago, diretor da divisão assistencial do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro.
Do ponto de vista da psicanálise, a neurose seria uma dificuldade psíquica para lidar com um trauma, e desse desarranjo interno vem à tona um sintoma. Já na psicose, ocorreria uma negação do real, e o indivíduo criaria uma realidade fantasiosa para si, expressa por meio de alterações do funcionamento normal do pensamento.
O quê Cronos carrega nas costas?
Como está a educação brasileira?
Quantas fatias de pão integral posso comer no café da manhã?
Como cancelar a inscrição de autônomo?
Qual a voltagem de um fio de alta tensão?
Como devemos chamar um professor?
Será que o teatro ajuda na expressão corporal?
Qual o tipo de peixe que é Remoso?
O que responder quando recebe um elogio?
Qual a vantagem da guarda unilateral?
Onde comprar chip no aeroporto de Dubai?
Quem é o maior artilheiro do Flamengo de todos os tempos?
Quais são os maiores medalhistas?