Na zona entre o equador e aproximadamente 30° de latitude a circulação se dirige para o equador na superfície e para os pólos em nível superior, formando a chamada célula de Hadley.
A célula de Ferrel ocorre nas zonas de médias latitudes, caracterizando um movimento dos ventos que ocorrem próximos à superfície em direção aos polos. Nesse processo, as massas de vão se resfriando e subindo, retornando para o seu local de origem e completando o ciclo.
Classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar. ... Os ventos verticais também se formam quando a camada de ar quente próxima ao solo sobe (por ser mais leve), substituída por outra fria, que desce.
A dinâmica da circulação atmosférica é responsável, principalmente, pela variabilidade climática. Ela acontece em três níveis, chamados de “células”. Entende-se por Circulação Atmosférica a movimentação das massas de ar. Essa movimentação ocorre na Troposfera, a camada da atmosfera mais próxima da Terra.
Célula de Ferrel: também chamada de Célula das Latitudes Médias. Ela se encontra entre a Linha do Equador e os polos. Em baixas altitudes, o ar se movimenta em sentido dos polos; Célula Polar: o ar que vem da Célula de Hadley e da Célula de Ferrel ao chegar nos polos, devido à baixa temperatura, exerce alta pressão.
As correntes de vento e os jet streams que envolvem o planeta são misturados por três grandes células: a Células de Hadley, as Células de Ferrel e as células polares.
Temos, assim, a formação das células atmosféricas, que se dividem em três: a célula Tropical, a célula de Ferrel e a célula Polar. Observe o esquema abaixo:
A atmosfera é um grande agente de transporte de calor e a seguir está o oceano que transporta grande parte do calor terrestre. Entre as mais importantes células de circulação global atmosféricas encontram-se a:
A circulação atmosférica ocorre em razão do desequilíbrio da radiação recebida pela Terra ao longo de sua extensão. As regiões que se localizam mais próximas da Linha do Equador recebem mais radiação solar e, consequentemente, tornam-se mais aquecidas.
A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar.
O que é a contabilidade internacional?
Quais os níveis normais de bilirrubina?
Como saber se minha fonte está morrendo?
Como medir a cintura com uma trena?
O que queima mais rápido gasolina comum ou aditivada?
Como saber se a hérnia estourou?
Quanto que é 50 g de farinha de trigo?
Como saber que a geladeira e econômica?
Como testar uma bobina eletrônica?
Como ser um higienista dental nos EUA?
Como se mede a cernelha de um cão?
Tem como abrir conta jurídica no Nubank?
O que é a entropia de um sistema?