Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.
A indicação da escala do desenho é feita pela abreviatura da palavra escala: ESC , seguida de dois numerais dois numerais dois numerais separados por dois pontos. O numeral à esquerda dos dois pontos representa as medidas do desenho técnico. O numeral à direita dos dois pontos representa as medidas reais da peça.
Desenhos em escala mostram uma imagem reduzida ou ampliada em tamanho. A mudança entre o original e o desenho em escala é geralmente representada por dois números separados por dois pontos, como 10:1 (leia-se "dez pra um"). A diferença entre os números da razão representa o fator de redução ou ampliação da imagem.
A escala é uma forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado. Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real ou são mantidas, ou então são aumentadas ou reduzidas proporcionalmente.
Alguns exemplos de escalas de desenhoEscala de 1:50 (a mais comum em arquitetura) cada metro no desenho corresponde a 50 metros reais, ou seja: 1cm corresponde a 0,5m, ou 50cm.Escala de 1:100 cada metro no desenho corresponde a 100 metros reais, ou seja: 1cm corresponde a 1m.
15 curiosidades que você vai gostar
Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.
A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais. Ou seja, a representação do apartamento será 50 vezes menor no papel (na planta) do que é na realidade.
Consiste em representar as dimensões da peça no desenho em valores menores, que suas medidas, de tal modo que o desenho se torne menor que o objeto representado, cabendo totalmente dentro dos padrões do papel. As escalas de redução mais comumente usadas são: 1:50 –1:75 –1:100 –1:200.
Existem três principais tipos de escalas cartográficas:Escala natural (quando o tamanho real é igual ao representado no plano gráfico. ... Escala reduzida (quando o tamanho real é maior do que a area representada. ... Escala ampliada (quando o tamanho gráfico é maior do que o real.
Como era os conventos antigamente?
Como funciona os cartórios no Brasil?
Como encontrar o Adobe Reader no PC?
Como usar a furadeira elétrica?
Como é que faz pra ligar um alto-falante?
Como fazer uma cadeia alimentar aquática?
Por que a Amazon entrega tão rápido?
O que é teodolito e quais os passos que devem seguidos no seu nivelamento?
Como fazer ligação para telefone fixo de graça?
Como funciona o sistema de detecção de incêndio?
Quais os tipos de frações que existem?
Como funciona as instituições políticas atenienses antes do estabelecimento do regime democrático?
Como ganhar dinheiro com uma brinquedoteca?
Como furar aço sem queimar a broca?