Quando uma amostra de tecido é separada para observação, suas células sofrem um processo chamado autólise, no qual moléculas específicas do citoplasma (enzimas) realizam sua digestão. A fixação é a técnica que evita essa digestão, permitindo que a célula esteja o mais intacta possível para a observação ao microscópio.
A fixação, inclusão, corte, coloração e montagem são algumas das técnicas utilizadas na preparação do material para observação em microscopia ótica. Na microscopia eletrónica, são utilizadas técnicas de inclusão, corte, fixação e contraste para a preparação do material a observar.
→ Lâmina para observar células da bocaInicialmente raspe levemente o interior da boca com um cotonete;Posteriormente, passe o material coletado sobre uma lâmina;Coloque uma gota de corante azul de metileno;Cubra o material com a lamínula.
A fixação consiste em usar substâncias químicas conhecidas como fixadores (formol, ácido acético, álcool) para matar rapidamente as células, conservando sua estrutura por longo período de tempo. Já a inclusão consiste em impregnar o material biológico com uma substância dura, o que facilita os cortes no micrótomo.
As etapas para se obter a amostra de tecidos são: coleta do material, fixação, desidratação, clarificação, inclusão, microtomia (corte) e coloração.
33 curiosidades que você vai gostar
O propósito da fixação é preservar uma amostra de material biológico (tecidos ou células) o mais próximo ao seu estado natural como possível no processos de preparação do tecido para exame.
Na confecção de uma lâmina, é necessário que o tecido seja finamente fatiado, processo chamado de corte histológico. Em seguida, passa-se para a etapa de fixação cujas finalidades envolvem: (1) Evitar a digestão dos tecidos por enzimas existentes nas próprias células (autólise). (2) Endurecer os fragmentos.
O microscópio consiste em um equipamento óptico cuja função é ampliar a imagem de objetos muito pequenos (geralmente que não podem ser observados com o olho humano) através de seu poder de resolução.
Salvo raras exceções, as células individuais não podem ser vistas a olho nu, então, os cientistas precisam usar microscópios (micro- = "pequeno"; -scópio = "olhar") para estudá-las. O microscópio é um instrumento que amplia objetos minúsculos, produzindo uma imagem na qual o objeto aparece maior.
Como liberar o FGTS do empregador doméstico pelo eSocial?
Como criar QR Code para link grátis?
Como gastar a energia da criança?
Como descansar os jogadores no Top Eleven?
Como gerar QR Code no PagSeguro?
Onde pegar no meu namorado na hora do beijo?
Como gerar PDF no layout SketchUp?
Como ganhar corpo sendo magro?
Como fazer a leitura do Evangelho?
Como acabar com besouro preto?